A partir de segunda-feira, 1º de setembro, Florianópolis volta a concentrar a vacinação contra a Influenza nos grupos prioritários. A decisão, alinhada entre a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e o Ministério da Saúde, tem como objetivo otimizar o uso do estoque disponível no município e assegurar a proteção de quem apresenta maior risco de complicações.
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas seguem contemplados de forma permanente pelo Calendário Vacinal de rotina com a dose trivalente – que protege contra três cepas do vírus em circulação. O imunizante reduz em até 70% a ocorrência de casos graves e mortes e pode ser aplicado junto a outras vacinas.
“Essa alteração no acesso à vacina é uma medida de organização da campanha. O período de maior circulação do vírus já passou e grande parte da população está protegida. Agora, seguimos garantindo a vacinação para os grupos mais vulneráveis, de acordo com as orientações nacionais, reforçando nosso compromisso com a saúde e a segurança da população”, destaca a gerente da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Báfica.
Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, em 7 de abril, já foram aplicadas 177.189 doses na capital, sendo 65.785 destinadas aos grupos prioritários — o que representa 47% de cobertura nesse público. A vacinação segue disponível nos centros de saúde, no Espaço Imuniza Floripa (localizado na Policlínica da Mulher e da Criança), na Van da Vacinação e na sala de vacinas do Sesc Prainha, parceira da Secretaria de Saúde no acesso aos imunizantes.