Cerca de 40 caçambas de pedras dinamitadas já foram colocadas na marginal da BR-282, a Via Expressa, no limite com Florianópolis, para formar taludes que dificultam a permanência indevida no local. Além disso, as bases para a instalação de nove postes de iluminação em LED foram concluídas. A ação integra um conjunto de medidas de revitalização em áreas estratégicas da cidade, com foco em reforçar a segurança pública e evitar ocupações irregulares.
A área era utilizada para queima de fios e ocupação por pessoas em situação de rua que resistem ao atendimento das equipes sociais. A previsão é que a instalação dos equipamentos de iluminação pública em LED ocorra nos próximos 20 dias, dependendo das condições climáticas.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Michael Rosanelli, além do reforço na iluminação e no uso das pedras, a Prefeitura solicitou apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para intensificar a fiscalização no trecho. Também foi pedido ao Dnit a instalação de guard rail para dificultar o acesso de carrinhos de supermercado a terrenos vazios próximos.
As obras fazem parte de um conjunto de ações de revitalização iniciadas no dia 13 de agosto, que abrangem pontos estratégicos da cidade. Entre eles estão o acesso ao bairro Campinas, que também receberá postes de LED, e a Praça de Campinas, onde serão implantados 19 novos postes e fechado o acesso às margens do Rio Araújo, próximo ao elevado da Casan, com enroncamento de pedras para impedir ocupações irregulares.
Outra frente de trabalho ocorre na ponte sobre o Rio Maruim, na Rua Frederico Afonso, divisa com Palhoça, onde está prevista a limpeza e a colocação de pedras. Tanto a instalação dos taludes quanto as intervenções na ponte estão sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura.
A iniciativa reúne a Susp, a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito e a Guarda Municipal, com foco na segurança, na ordem urbana e na preservação dos espaços públicos de São José.