O projeto “Guarda por Elas”, da Guarda Municipal de São José, vem mostrando o quanto as mulheres sentem a necessidade de aprender técnicas de autodefesa no dia a dia. Criado no início de agosto como projeto-piloto, a iniciativa previa inicialmente a participação de 30 mulheres, que teriam acesso a 29 aulas conduzidas pelo sensei Fábio Maciel, faixa-preta de judô.
A repercussão, porém, foi muito além do esperado. Com a alta procura por inscrições e o interesse crescente da comunidade, a coordenação decidiu ampliar em 70% o número de vagas da primeira turma, que agora conta com 51 participantes de diferentes faixas etárias.
O objetivo do “Guarda por Elas” é oferecer conhecimento em técnicas de defesa pessoal, fortalecer a autonomia e a confiança das mulheres, além de contribuir para a prevenção da violência.
O comandante da Guarda Municipal, Diego Molina, comentou sobre a mudança. “O número de inscritas nos surpreendeu positivamente. Com a divulgação, após o início das atividades, continuamos recebendo o pedido de pessoas interessadas em participar do Projeto. O envolvimento das participantes também nos fez pensar sobre ampliar o número de vagas para atender à grande quantidade de mulheres que têm nos procurado para participar.”








