spot_img
Hoje é terça-feira, 16 de setembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROEstacionamento rotativo pautado para 2ª; Manu ou Bruno a estadual pelo PL...

Estacionamento rotativo pautado para 2ª; Manu ou Bruno a estadual pelo PL da Capital e outras notas

Veja também na coluna de hoje que o Quiproquó entre vereador e servidor na Câmara da Capital está superado; a importância do Floripa Amanhã na construção de uma cidade melhor e outras notas

spot_img

Estacionamento rotativo

Agora vai! O projeto que regula o estacionamento rotativo da Capital (projeto de lei nº 19501/2025) está pautado para ir à votação no plenário da Câmara de Florianópolis na sessão de segunda-feira (15). A matéria tramita desde o início do ano e é uma cobrança do comércio para tentar organizar a utilização das vagas especialmente na região central da cidade. Existiam informações de que seria pautado nesta semana, mas, devido a turbulências políticas, foi retirado de pauta.   

Estacionamento rotativo (II)

O Projeto de lei sobre a exploração e gestão do estacionamento rotativo no município de Florianópolis – Zona Azul,visa organizar o uso das vias e logradouros públicos, garantindo maior rotatividade e melhor aproveitamento das vagas disponíveis, beneficiando condutores, comerciantes e toda a comunidade. A modernização do controle do estacionamento, por meio de tecnologia informatizada e monitoramento eletrônico, permitirá um gerenciamento mais eficiente, assegurando total integridade na arrecadação, rastreabilidade das operações e auditoria permanente pelo Poder Público.

Segundo o texto do projeto, esse modelo eletrônico de controle reduz falhas operacionais, minimiza fraudes e possibilita um acompanhamento em tempo real das receitas, promovendo maior transparência e eficiência na destinação dos recursos ao setor de mobilidade urbana.  E garante a preservação do interesse público, estabelecendo regras claras para a fixação das tarifas, períodos de tolerância e fiscalização da prestação dos serviços. 

Estacionamento rotativo (III)

Na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública o projeto do estacionamento rotativo recebeu a Emenda Aditiva N.º 00078/2025 com objetivo de adicionar ao texto original a  disponibilização de um percentual das vagas para autopropelidos. Que são equipamentos individuais de mobilidade, com uma ou duas rodas, que operam com motor de até 1000W de potência e não ultrapassam 32 km/h de velocidade máxima, que podem circular em áreas de pedestres e ciclovias sem necessitar de licença ou CNH. 

Bruno embaralha o jogo

Informação dos bastidores que o ex-deputado estadual Bruno Souza (PL) pretende bagunçar o xadrez de composição da chapa do PL em 2026. Seu nome é mapeado para disputar para deputado federal, porém, teria ele sinalizado a interlocutores que desejaria ir a estadual. O problema é que a pré-campanha da vereadora Manu Vieira já está bem adiantada tendo como foco a Alesc. Não tem como o PL lançar dois nomes a deputado estadual pela região da Grande Florianópolis.

Manu não arrega

A chance é zero de Manu Vieira deixar de disputar uma vaga na Alesc. Sua troca partidária do Novo para o PL já foi construída com a promessa de que ela teria essa indicação do partido. A vereadora entende que já construiu uma relação dentro do PL, tem um bom convívio com o governador Jorginho e quer subir a escadinha: primeiro vereadora, depois, deputada estadual e se tudo der certo, lá na frente a disputa por uma vaga no Congresso Nacional.

Escanteado

A verdade é que Bruno Souza tem capital político, porém, está pra lá de indisposto com a base do PL. A forma como saiu da secretaria de Assistência Social também não lhe deixou com boa imagem no governo Topázio Neto (PSD). Bruno está deslocado e escanteado. Uma influente liderança liberal chegou a comentar que “ele – Bruno – acha que não se elege federal, eu, acho que ele não se elege nem a estadual”.

Exemplo de gestão

A Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, no Estreito, é um case a ser estudado sob o ponto de vista de gestão e adaptação da estrutura pública. É claro que ainda existem muitos leitores de livros impressos, mas é inegável que o público consumidor diminuiu com o avanço do digital. Para se adaptar a essa nova tendência a Biblioteca se reinventou e atrai mais gente ainda hoje em dia. São pessoas em busca do conhecimento através das mais variadas formas.

Sob a coordenação geral de Flávia vieira Wilberstaedt e com o respaldo do secretário do Continente, João Paixão, além de livros hoje em dia a Biblioteca Municipal oferece um amplo leque de cursos e atividades gratuitas nas mais variadas áreas do conhecimento.

Nesta quarta (10) a direção do estabelecimento realizou um evento para celebrar os 69 anos. O auditório ficou lotado com pessoas que consomem saber das mais variadas formas. Ouviram do secretário do Continente, João Paixão, que já está na hora de mudar o nome do local para Biblioteca e Centro Cultural Professor Barreiros Filho. O secretário aproveitou a presença do presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB) e do vereador Claudinei Marques (REP) e fez a provocação.

Solenidade aconteceu nesta noite de quarta (10)

Missão dada, missão cumprida

O ponto alto do aniversário da Biblioteca Municipal foi a inauguração da recuperação do auditório. Aliás, a reconstrução do local foi uma das missões dadas pelo prefeito Topázio Neto (PSD) ao secretário do Continente, João Paixão (MDB), quando este assumiu logo após a destruição do local, atingido por um temporal, há cerca de um ano. “Há um ano recebi essa incumbência do prefeito e hoje estamos aqui nesse local que não é mais somente uma biblioteca, é um centro cultural” disse o secretário.

Secretário João Paixão fazendo uso da palavra

Novo Piano

O temporal que destruiu o Auditório da Biblioteca Municipal há cerca de um ano também deixou inutilizado o piano que era utilizado para as aulas de música no local. Sensibilizado o músico Person Losekann (na foto ao lado da primeira dama Beatriz Silveira) doou um novo equipamento. Graças a ações voluntárias como essa a Biblioteca está se transformando em um verdadeiro Centro Cultural com aulas musicais e em outras atividade totalmente gratuitas para a comunidade. A Somar Floripa, coordenada pela primeira dama, viabilizou o transporte do novo piano até o local.

Primeira dama ao lado do músico Person Losekann

A força do voluntariado

Ainda na solenidade de aniversário da Biblioteca Municipal a vice-prefeita Maryanne Mattos (PL) fez questão de enaltecer a força do voluntariado. No local várias atividades gratuitas são ofertadas com suporte do Somar Floripa que tem mais de 3 mil voluntários cadastrados. Maryanne ainda enalteceu a equipe da prefeitura do Continente, liderada pelo secretário João Paixão e frisou ações realizadas através também da colaboração de voluntários, como a recuperação e revitalização do entorno do viaduto de Campinas, na divisa da Capital com São José. Antigamente chamada de Faixa de Gaza, por ter sido tomada por drogados e moradores de rua, hoje em dia o local está limpo, arborizado e monitorado, entregue à comunidade.

Maryanne usando a palavra ao lado dos Joãos Paixão e Cobalchini

Quiproquó superado

Reina a paz entre vereadores e os servidores responsáveis em assessorar a realização das sessões ordinárias na Câmara da Capital. O quiproquó que teve origem especialmente em uma reprimenda pública dada pelo vereador Claudinei Marques (Republicanos) no servidor Gerente de Plenário de Ordem do Dia, Marclúcio Amaral já está completamente superada. O vereador reconheceu que no calor do debate se passou um pouco e pediu desculpas. O servidor efetivo que tem 37 anos de Casa, que inclusive ameaçou deixar o cargo, já voltou atrás e se dedica às suas funções. Mas, que o caso sirva de lição: a hierarquia mais forte nas relações humanas é a do respeito mútuo.

A Floripa de amanhã

Celebrou nesta semana 20 anos de sua função uma das forças vivas mais importantes para a construção de uma Floripa melhor que é a FloripAmanhã. A celebração foi na Casa Hurbana, no centro de Florianópolis, para convidados de várias frentes representativas da cidade. A Floripa  de amanhã, que esses abnegados pensaram duas décadas atrás, já chegou e muitas das coisas boas que a cidade tem é fruto de suas ideias. Agora está na hora de projetar a nova Floripa de amanhã.

Solenidade de aniversário do Floripa Amanhã
spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa