spot_img
Hoje é quinta-feira, 25 de setembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALDesassoreamento do Rio Araújo visa reduzir alagamentos em Barreiros

Desassoreamento do Rio Araújo visa reduzir alagamentos em Barreiros

Máquinas pesadas acessam área particular para limpar trecho crítico; objetivo é evitar novas enchentes como as registradas em janeiro

spot_img

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou na terça-feira (23) mais uma frente de desassoreamento no Rio Araújo, em um trecho considerado estratégico para reduzir riscos de alagamentos no bairro Barreiros e arredores. Os trabalhos contam com uma escavadeira hidráulica e duas Bobcats, que acessaram a área após a retirada de um muro em terreno particular — espaço que já apresentava sinais de invasão. No local, as equipes também realizam a limpeza completa, com retirada de bananeiras e resíduos.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, a ação faz parte da sequência de trabalhos ao longo de todo o curso do rio, em especial nos fundos do Edifício Terra Firme, Fórum e Via Expressa. “Estamos avançando para desobstruir as galerias que recebem as águas vindas do Ceasa e que estavam tombadas, dificultando o escoamento, além de detritos e árvores caídas. O objetivo é garantir que situações como a registrada no Condomínio Gerôncio Thives, onde os apartamentos térreos chegaram a ter 1,80m de água, não se repitam”.

O plano de ação prevê a limpeza integral do leito, desde a galeria da antiga Prefeitura até a região do Ceasa, passando por áreas abertas e trechos subterrâneos. Para isso, as máquinas entrarão nas galerias e removerão sedimentos acumulados, liberando a passagem das águas. Não há previsão para término da tarefa.

Arruda reforçou ainda que a intervenção beneficia não apenas Barreiros, mas também bairros vizinhos como Bela Vista e Nossa Senhora do Rosário: “Estamos mapeando e cadastrando todo o sistema de drenagem para garantir maior eficiência no controle das cheias. É um trabalho fundamental para a segurança das famílias e para a preparação da cidade frente a eventos climáticos extremos”.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa