A Casa Hurbana Bocaiúva recebeu, na última terça-feira (23), o professor Carlos Moreno, urbanista franco-colombiano, autor do livro “A Cidade de 15 Minutos” e conselheiro da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Conhecido mundialmente pelo conceito que defende serviços, trabalho e qualidade de vida a poucos minutos de casa, Moreno esteve em Florianópolis a convite da Hurbana e da Cidade das Águas para uma apresentação seguida de debate sobre o futuro urbano. O evento também contou com a participação dos prefeitos Topázio Neto, de Florianópolis, e Adriano Silva, de Joinville.
Em sua apresentação, o professor explicou a importância de integrar três formas de inteligência para promover uma transformação urbana sustentável. Moreno definiu o conceito como o “Poder das 3 IAs”, que correspondem à Inteligência Ancestral, que resgata saberes e práticas milenares que promovem a harmonia com o ambiente; a Inteligência Adaptada, que desenvolve a capacidade de ajuste e resiliência diante das rápidas mudanças climáticas e sociais; e a Inteligência Artificial, que utiliza a tecnologia de forma estratégica e ética para otimizar recursos e melhorar a qualidade de vida urbana.
“Precisamos ver outras formas de viver e se adaptar”, destacou Carlos Moreno durante sua fala, enfatizando que a verdadeira inovação reside não apenas em avanços tecnológicos, mas em uma “maneira diferente de pensar”. Ele argumentou que, para enfrentar os desafios do clima e os problemas sociais contemporâneos, é fundamental desenvolver uma profunda “veneração urbana”, isso quer dizer, um respeito e amor pelo lugar onde se vive.
Santa Catarina é exemplo nacional de urbanismo sustentável
O conceito defendido por Carlos Moreno já é aplicado em empreendimentos de Santa Catarina, como a Cidade das Águas, em Joinville, que é uma parceria entre o Grupo CRH e a Hurbana, e se destaca por reunir habitação, cultura, educação e infraestrutura em um mesmo espaço, reduzindo a necessidade do uso de automóveis. “É uma grande honra e uma validação ver um dos maiores expoentes do urbanismo mundial, abordar o conceito de ‘Cidade de 15 Minutos’, que tanto nos inspira e guia”, afirma Danilo Conti, diretor geral da Cidade das Águas. “Nosso propósito é justamente materializar essa visão: construir um bairro onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir a uma curta caminhada, promovendo a conexão humana e uma vida com mais qualidade”, completa.
Outro exemplo que coloca Santa Catarina no mapa do urbanismo sustentável é a Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça, reconhecida internacionalmente pela aplicação do conceito de Novo Urbanismo. O território conta com mais de 4 milhões de metros quadrados urbanizados, milhares de moradores e mais de 2.800 empresas. “Acreditamos que o futuro das cidades passa por projetos que priorizam a coletividade e o equilíbrio ambiental. A transformação urbana precisa atender às novas demandas da sociedade e oferecer soluções inovadoras para os desafios contemporâneos”, afirma Marcelo Gomes, CEO da Hurbana.
Iniciativas catarinenses em destaque em evento sobre desenvolvimento urbano
A agenda de Carlos Moreno também se estende ao Complan, principal Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Brasil que acontece em Atibaia, no interior de São Paulo, onde o professor fala sobre “A Revolução da proximidade: as lições da Cidade de 15 minutos” em palestra mediada por Marcelo Gomes, CEO da Hurbana. Além disso, Danilo Conti apresenta o case da Cidade das Águas, abordando o “Desenvolvimento de projetos de uso misto em vazios urbanos”.
Outro destaque é o workshop “Placemaking – Como criar espaços vivos e desejados“, com a participação de Patrícia Philippi, diretora executiva da Hurbana, e da arquiteta Juliana Dal Piva, parceira da Hurbana e da Cidade das Águas. A presença da equipe reforça o protagonismo do estado e das empresas locais na construção de novas referências de urbanismo sustentável e cidades mais próximas das pessoas.