spot_img
Hoje é sexta-feira, 26 de setembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALResidentes do CEPON realizam estágios em centros de referência internacional

Residentes do CEPON realizam estágios em centros de referência internacional

De acordo com o supervisor do PRM em Oncologia Clínica do CEPON, Dr. Rafael Balsini, a experiência internacional traz benefícios significativos para a formação

spot_img

Três médicas residentes do Programa Residência Médica (PRM) em Oncologia Clínica do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo de Santa Catarina sob gestão da FAHECE, tiveram recentemente a oportunidade de realizar estágios em instituições internacionais de excelência. Duas delas, Dra. Bárbara Uliana e Dra. Bárbara Luísa, estiveram na Fundação Champalimaud, em Lisboa (Portugal), e a Dra. Camila Blatt no Instituto Jules Bordet, em Bruxelas (Bélgica).

De acordo com o supervisor do PRM em Oncologia Clínica do CEPON, Dr. Rafael Balsini, a experiência internacional traz benefícios significativos para a formação. “A residência do CEPON é baseada no SUS, e poder vivenciar outros contextos — sejam sistemas de saúde privados, por convênio ou internacionais — é enriquecedor. Os residentes têm contato com protocolos mais experimentais, pesquisas em fases iniciais e novas formas de organização do cuidado, além de aprender diretamente com líderes mundiais da oncologia”, destaca.

A residente Dra. Camila Blatt ressaltou a importância do aprendizado e da oportunidade de networking criada em sua experiência na Bélgica. “Durante cinco semanas, tive a oportunidade de estagiar no Hospital Jules Bordet, em Bruxelas, após ser selecionada para o ESMO Clinical Unit Visit. Meu estágio foi principalmente em oncologia mamária, mas também pude acompanhar outros tipos de tumores. Estar em um centro de referência, com tantos recursos e aprendizados, foi um marco importante no meu crescimento e me inspirou a sempre buscar novos desafios e aperfeiçoar a minha carreira. Sou muito grata à minha residência e aos meus chefes, que me apoiaram e me deram confiança para viver essa experiência.”

Para o CEPON, o aprimoramento profissional constante e a busca por novos conhecimentos são pilares fundamentais. Além de permitir trazer aprendizados para a instituição e fortalecer a qualidade do serviço prestado, a vivência internacional também evidencia a excelência da formação oferecida no centro. “Muitos residentes vão com receio de não conseguirem acompanhar, ainda mais em outro idioma. Mas logo percebem que estão no mesmo nível de residentes e fellows desses centros de ponta, o que mostra a qualidade da nossa residência”, reforça o Dr. Rafael.

A residente Dra. Bárbara Luísa, que realizou seu estágio em Portugal, também compartilhou suas impressões. “O estágio na unidade de pulmão da Fundação Champalimaud, em Lisboa, foi uma experiência ímpar. Tive a oportunidade de ter contato com diferentes abordagens terapêuticas e os tratamentos mais atuais dessa área tão desafiadora. Além disso, pude compartilhar conhecimento com especialistas que trabalham em realidades diferentes, contribuindo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Com certeza foi uma experiência muito válida e me deixou ainda mais estimulada para seguir sempre estudando e buscando entregar o melhor para os pacientes.”

Já a residente Dra. Bárbara Uliana, também em Portugal, destacou o impacto da experiência internacional em sua carreira. “Esse estágio tem sido uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos, com acesso às terapias mais atualizadas, à pesquisa clínica e a tecnologias de ponta, além de presenciar pacientes recebendo esse tipo de tratamento de forma prática. Outro aspecto valioso é estar inserida em um cenário social e econômico diferente do Brasil, o que traz uma nova perspectiva e agrega crescimento profissional. Também considero fundamental o desenvolvimento do networking, pois sair da zona de conforto, vivenciar outra cultura e até outro idioma fortalece não só a formação acadêmica, mas também a experiência de vida.”

As residentes Dra. Camila Blatt, Dra. Bárbara Uliana e Dra. Bárbara Luísa representam a qualidade do ensino no CEPON e fortalecem a missão da instituição de formar profissionais preparados para enfrentar os desafios da oncologia, com visão ampla, experiência internacional e compromisso com a saúde pública.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa