spot_img
Hoje é terça-feira, 7 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAFlorianópolis registra deflação no custo de vida em setembro, aponta Udesc Esag

Florianópolis registra deflação no custo de vida em setembro, aponta Udesc Esag

Energia elétrica continua subindo, mas não impede redução do índice geral

spot_img

Florianópolis registrou deflação de 0,11% em setembro, a primeira desde junho de 2023, conforme apontam os dados do Índice de Custo de Vida (ICV) divulgados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio da Fundação Fesag. A retirada do desconto de Itaipu no preço da energia elétrica gerou mais um aumento no item, porém a queda nos preços, principalmente no grupo Alimentação, provocou a redução no ICV.

O resultado representa uma desaceleração significativa em comparação com o mesmo mês do ano anterior, quando foi registrada uma alta de 0,40%, e também em relação a agosto de 2025, que havia apresentado aumento de 0,11%. O índice considera a variação de preços sobre os orçamentos de famílias com rendimentos entre um e quarenta salários-mínimos.

De acordo com o coordenador Hercílio Fernandes Neto, responsável pelo cálculo do Índice de Custo de Vida (ICV) da Udesc Esag, a redução no custo de vida em setembro foi impulsionada principalmente pela continuidade da safra de alimentos e pela estabilidade nos preços de serviços e produtos essenciais. “A safra de alguns itens importantes no grupo de Alimentação favoreceu o resultado negativo do grupo e consequentemente do índice geral”, complementa.

A pesquisa avalia 297 itens no período de 1º a 30 de setembro e identificou que 108 registraram queda de preços, 112 permaneceram estáveis e 77 tiveram aumento de preços. Dos 9 grupos avaliados, 6 tiveram queda nos preços (alimentação e bebidas, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais e educação), 2 tiveram aumento (habitação e artigos de residência) e 1 ficou estável (comunicação).

Acumulado do ano e dos últimos 12 meses

Com o recuo de setembro, o acumulado no ano chega a 4,27%. Já o acumulado dos últimos 12 meses soma 6,05%, indicando uma leve desaceleração da inflação local no comparativo anual.

O principal destaque do mês foi o grupo Alimentação e Bebidas, que tem o maior peso na composição do índice (22,09%) e registrou queda de 0,48% em setembro, seguindo a tendência observada nos meses anteriores.

A retração foi puxada especialmente pelos produtos consumidos no domicílio, com destaque para o grupo tubérculos, raízes e legumes (-9,82%), influenciado por quedas expressivas nos preços da batata inglesa (-17,61%), cebola (-11,23%) e tomate (-2,23%). Também contribuíram para a queda os leites e derivados (-1,77%), com destaque para o leite longa vida (-2,99%) e leite em pó instantâneo (-2,14%), e cereais, leguminosas e oleaginosas (-3,55%), como o feijão preto (-4,27%) e o arroz agulha (-3,54%).

Outros alimentos que tiveram queda no mês de setembro são: morango, (-10,50%), banana branca (-5,91%), farinha de mandioca (-5,30%), manteiga (-2,02%), couve-flor (-5,30%) e alguns cortes de carne também tiveram redução de preço.

A alimentação fora do domicílio também apresentou redução de 0,37%, impactada por itens como almoço ou jantar (-0,75%), que compensaram altas em produtos como o café da manhã (9,39%) e a batata frita (3,53%).

Energia elétrica segue pesando no bolso do consumidor

Apesar do recuo, o grupo habitação apresentou a maior alta no mês (+1,41%), pressionado pelo novo aumento na energia elétrica residencial (+5,41%), seguido de artigos de residência (0,48%), e aluguel e taxas (+0,46%). O grupo tem peso de 14,39% no índice geral.

Por outro lado, o grupo de transportes teve queda de 0,38%, com destaque para a gasolina (-0,74%). As passagens aéreas também tiveram redução de preço (-2,47%).

A inflação de Florianópolis é medida pelo Índice de Custo de Vida (ICV), da Udesc Esag, com apoio da Fundação Fesag.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa