Há um ano, em 04 de outubro de 2024, iniciava o funcionamento do novo terminal lacustre do bairro da Lagoa da Conceição, no leste da Ilha. A estrutura, que oferece viagens entre o Centrinho e a Costa da Lagoa, interligando mais de 20 pontos no trajeto, inaugurou uma nova realidade no fluxo de passageiros com arquitetura moderna, trazendo área coberta para espera das embarcações, bancos de madeira, sanitários com acessibilidade, bicicletários e novo sistema de controle de acesso.
Nos 12 primeiros meses de funcionamento, de acordo com os registros de catraca e tickets contabilizados pela Cooperbarco, que faz a gestão do serviço, 430 mil passageiros utilizaram o terminal. Destes, quase 180 mil pessoas apenas no período da alta temporada, de dezembro a março.
“Brincamos que antes operávamos em uma casinha pendurada em uma ponte. Apesar das melhorias feitas com certa frequência, não era um espaço atrativo, principalmente para quem vinha de fora. Com o novo terminal, oferecendo uma estrutura adequada, aumentou a confiança no serviço prestado, o interesse em realizar os passeios e consequentemente, observamos mais pessoas indo conhecer a Costa da Lagoa e arredores. Melhorou também a qualidade proporcionada aos moradores no uso cotidiano”, salienta Érico Laureano, representante da Cooperbarco.
No período, a zeladoria do local também foi melhorada, através da ampliação de equipes. Com isso, a manutenção de limpeza acontece em horários ampliados, com reforço quando há maior fluxo. No que diz respeito à segurança, o terminal conta com vigilantes no turno da noite, evitando qualquer invasão ao local ou atos de vandalismo, auxiliando na preservação das boas condições de uso.
“Esse é um equipamento estratégico sob o ponto de vista dos transportes na Capital, funcionando como apoio para um modal que integra nosso sistema de mobilidade. Desde a concepção do projeto, qualificar o serviço e trazer segurança à operação eram prioridades”, comenta o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.
Como chegar
Com as mudanças viárias em curso na região, em virtude da inauguração da nova ponte sobre a Lagoa, o acesso ao terminal passou por pequenas alterações. Localizado na Rua Senador Ivo D’Aquino, no Centrinho, pode ser acessado de duas formas, a depender do sentido de trânsito.
Para quem vem da avenida das Rendeiras, basta atravessar a ponte e na cabeceira, já no Centrinho, sair à direita, seguindo pela rua Henrique Veras do Nascimento. O terminal estará logo à frente. No sentido oposto, para quem vem pelo Centrinho, ao chegar no acesso à ponte, basta ficar na faixa da esquerda, fazendo o contorno na rótula e seguir na Rua Henrique Veras.
Sobre o serviço
O terminal lacustre Ruth Bastos de Oliveira funciona todos os dias da semana, com saídas e chegadas das embarcações que fazem a rota Centrinho-Costa da Lagoa-Centrinho, no mínimo de hora em hora. No dias úteis as partidas começam a partir das 7h10 e seguem até às 23h30. Da Costa, os barcos iniciam saídas por volta das 5h e seguem até 21h30. Nos finais de semana e feriados, as partidas acontecem entre 8h e 22h, com saídas da Costa entre 6h e 21h.
A frota rotativa é composta por 27 barcos que, juntos, têm capacidade total de 1.626 passageiros. Fora da temporada de verão, são 20 saídas e 16 chegadas nos dias úteis, e 15 saídas e 13 chegadas aos finais de semana e feriados. Na alta temporada, com o aumento da demanda, embora os horários permaneçam os mesmos, é ampliada a frota em atividade nas águas da Lagoa, uma vez que o número de passageiros chega a triplicar em determinados momentos.
O custo por viagem varia de acordo com a modalidade escolhida – convencional ou turística. O valor começa em R$ 3,25 para moradores cadastrados e chega a R$ 15,00 para os visitantes. São aceitos pagamentos em PIX e dinheiro, com opção ainda de débito na modalidade turística.