spot_img
Hoje é terça-feira, 7 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de Florianópolis amplia ações para mitigar os impactos da maré alta

Prefeitura de Florianópolis amplia ações para mitigar os impactos da maré alta

Cenário já vinha sendo acompanhado pela Defesa Civil nas últimas semanas e intensidade ficou acima da série histórica

spot_img

Após a ocorrência de maré alta com intensidade superior aos registros da série histórica na Capital, com picos de até 1,40 m, atingindo principalmente a orla dos Ingleses, no Norte, ao longo da noite de ontem, 06, a Prefeitura de Florianópolis ampliará as ações para mitigar os impactos e prevenir novos estragos associados ao fenômeno, a curto e longo prazo. Até o momento, 12 residências tiveram muros atingidos. Além disso, cinco postes de iluminação pública ficaram comprometidos.

No início da tarde desta terça-feira, 07, uma vistoria técnica será realizada a fim de definir intervenções necessárias a curto prazo. A geometria da praia mostra que o ocorrido está localizado em um ponto considerado crítico na dinâmica de circulação, no Canto Sul. Apesar disso, em virtude da infraestrutura trazida pelo alargamento, o avanço se deu em apenas 300 metros da orla, não afetando o restante da extensão que teve a faixa de areia ampliada, que totaliza 3,3km.

Paralelamente, já estava prevista a manutenção na faixa de areia para essa semana pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, intervenção que aguardava apenas a melhoria das condições climáticas. A definição do cronograma de ações considera as condições do tempo nesta época do ano, que não costuma registrar eventos de maré alta, que geralmente seguem somente até o mês de agosto na Capital.

A longo prazo, o Município vai avaliar, em conjunto com o IMA, medidas para ampliar a capacidade de proteção da costa naquela região. Uma das alternativas pode ser a construção da nova Avenida Beira-mar no local. A obra está ainda em planejamento e poderá prever a criação de novos elementos de segurança em sua fundação.

A Defesa Civil do Município segue em alerta e mantém monitoramento contínuo das áreas litorâneas, com atenção especial para os pontos em que os danos foram mais significativos, prestando orientação e apoio aos moradores. As equipes acompanham também as previsões meteorológicas e de maré, de modo a antecipar medidas preventivas em caso de novas elevações do nível do mar. No momento, tudo indica que as condições adversas devem perder intensidade nos próximos dias.

As equipes da COSIP já atuam nos locais afetados para a manutenção e restabelecimento das condições de funcionamento da rede de iluminação.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa