spot_img
Hoje é terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
Publicidadespot_imgspot_img
InícioGERALMinhoca na Cabeça já desvia ao ano mais de 900 toneladas de...

Minhoca na Cabeça já desvia ao ano mais de 900 toneladas de lixo orgânico do aterro sanitário

Projeto já distribuiu 2800 kits e disponibiliza vagas para todos os moradores interessados da Capitalmin

spot_img

Transformar restos de alimentos em adubo e reduzir o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário é uma prática que cresce em Florianópolis. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, incentiva essa mudança de hábito com o programa Minhoca na Cabeça, que promove o tratamento domiciliar de resíduos orgânicos, a educação ambiental e a economia circular.

A iniciativa já desvia, em média, 996 toneladas de resíduos orgânicos do aterro sanitário anualmente e segue ampliando seu alcance com a distribuição gratuita de kits de compostagem. O projeto está com 300 vagas disponíveis para moradores de Florianópolis, com capacitações realizadas totalmente online, até a distribuição total dos kits. A retirada do minhocário deverá ser feita no Jardim Botânico, no bairro Itacorubi, mediante assinatura do Termo de Empréstimo.

Durante a oficina virtual, os participantes terão acesso a módulos com orientações sobre o manejo e funcionamento do minhocário. Para concluir o curso, precisarão responder a um questionário. O kit entregue inclui quatro caixas plásticas, insumos para iniciar o processo e minhocas californianas, que aceleram a decomposição dos resíduos orgânicos.

A compostagem doméstica é um processo simples e natural de reaproveitamento dos resíduos orgânicos, como restos de frutas, verduras e alimentos, que são transformados em adubo. “Para o morador, isso significa menos lixo descartado, redução de odores e produção de um fertilizante natural para plantas e jardins. Para a cidade, o benefício é coletivo com a diminuição do volume de resíduos enviados ao aterro, redução de custos com transporte e destinação final, além de menor impacto ambiental”, gerente da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental, Daiana Bastezini.

“Florianópolis tem avançado de forma consistente na gestão dos resíduos orgânicos. Já distribuímos quase 3 mil kits de compostagem e nossa expectativa é ampliar ainda mais esse número ao longo do ano. Atualmente, conseguimos recuperar cerca de 13% dos resíduos orgânicos gerados na cidade, um índice bastante superior à média nacional. O formato totalmente online das oficinas também facilita o acesso e permite que mais pessoas participem. É uma maneira de normalizar e atender a alta demanda”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick Rates.

As inscrições devem ser realizadas pelo link minhocacabeca.pmf.sc.gov.br. Após isso, o participante receberá um número de inscrição junto com as orientações para o envio dos documentos necessários. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (48) 92001-6480

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa