spot_img
Hoje é quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
Publicidadespot_imgspot_img
InícioGERALMúsicas lúdicas, palestras e projetos de Palhoça marcam abertura do ano letivo...

Músicas lúdicas, palestras e projetos de Palhoça marcam abertura do ano letivo em Indaial

A programação celebra o início das atividades em 2026 no município que é líder no ranking nacional de educação

spot_img

Reconhecida como a melhor educação do Brasil entre os municípios de médio porte, Indaial já deu o início oficial ao ano letivo de 2026. A abertura contou com uma programação que começou na segunda (2) e concluiu na terça-feira (3), com diversas atrações. Um dos destaques foram convidados diretamente de Palhoça: a banda Astronave de Papel, acompanhada dos personagens da “Turma do Júnior“.  

Eleita pela Revista “VEJA Negócios” como líder nacional em educação no ano de 2025, Indaial já implantou a metodologia do Programa Cultivar, iniciativa da Guarani Sport que traz uma metodologia voltada à união de esporte, saúde, educação e diversão. 

Tanto os livros e desenhos da “Turma do Júnior”, quanto a banda Astronave de Papel surgem no contexto desse sucesso. A iniciativa começou em Palhoça e, além de Indaial, já se espalhou para diversas cidades não apenas de Santa Catarina, como também de outros estados. Recentemente, o Programa Cultivar esteve presente em eventos em Sento-Sé, na Bahia, e participou da programação natalina de Rio do Sul, em SC. A abertura do ano letivo de Indaial dá continuidade a essa agenda de educação, música e brincadeiras. 

Com essa energia, a equipe do Cultivar levou música e atividades divertidas à programação que marca o início letivo de Indaial em 2026. O grupo integrou a programação pedagógica e cultural do evento, reforçando a proposta de uma educação que dialoga com valores, cuidado, saúde e diversão.

A abertura do ano letivo também contou com a presença de Paulão do Vôlei, campeão olímpico, que compartilhou sua trajetória pessoal e profissional, deixando uma mensagem inspiradora aos educadores. O encontro teve ainda a participação do professor Marcos Antônio Fari Junior (Marcão), da psicanalista Silvana Tonezer, além das apresentações divertidas.

“Educação se constrói com valores, disciplina, trabalho em equipe e inspiração. Começamos 2026 reafirmando nosso compromisso com a qualidade do ensino e com quem faz a diferença todos os dias dentro das escolas”, destaca nota da Prefeitura de Indaial.

Para Marcos Marflui, da banda Astronave de Papel e do Programa Cultivar, as palestras se destacaram na programação. “O professor Marcão, por exemplo, falou sobre as ‘Escolas Ativas’: aquelas escolas que promovem mais movimento para as crianças, não apenas na Educação Física, mas em todo o ambiente escolar”, explica.

Outro destaque foi a palestra de Silvana Toneser. “Ela abordou o autocuidado, a saúde emocional e temas correlatos. O objetivo é levar o recado ao educador de que ele precisa se preservar, se cuidar e estar bem para desempenhar o seu trabalho com qualidade”, afirma Marcos.

Guarani Sport e Programa Cultivar

A participação da Astronave de Papel em Indaial está diretamente ligada ao Programa Cultivar, iniciativa da Guarani Sport, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado educacional. O programa propõe uma metodologia que integra esporte, saúde, educação e diversão, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e jovens. 

Para acompanhar as novidades, basta seguir o @turmadojunioroficial no Instagram. Já as músicas estão disponíveis através do Spotify (https://bit.ly/3O70s13) e os clipes podem ser assistidos no canal @turmadojunior.oficial no YouTube. 

Astronave de Papel: arte com propósito

Apesar de já ultrapassar a marca de 1,5 milhão de visualizações no YouTube, a apresentação em Indaial marcou um momento especial para a Astronave de Papel, que nasceu dentro do Programa Cultivar após encontros entre músicos unidos pelo amor à arte e à educação.

A banda é formada por Marcos MarFlui (compositor, vocalista e idealizador da Turma do Júnior), Luiz Maffei (compositor, contrabaixista e produtor musical), Greg MarFlui, Zé Martins, Bira Blues, Henrique Heskova e André Geléia. Com letras cheias de afeto e arranjos que misturam rock, reggae, forró e brasilidades, o grupo tem conquistado não apenas o público infantil, mas famílias inteiras.

O grupo compõe canções com o conceito original de *”música eludicativa”*: canções lúdicas, emocionais e instrutivas que fazem com que as crianças e adultos possam se divertir juntos. 

Turma do Júnior

A Astronave de Papel é uma das muitas criações que nasceram a partir da Turma do Júnior, iniciativa que produz conteúdos multimídia, campanhas educativas, músicas e vídeos voltados ao público infantil e familiar, com a missão de educar de forma lúdica e musical.

Entre os projetos de destaque está o Check My Baby, que alerta sobre prevenção de acidentes domésticos e cuidados com crianças. Ao longo dos anos, a Turma do Júnior se transformou em uma plataforma de comunicação e entretenimento educativo. 

Em 2025, os conteúdos da Turma do Júnior ultrapassaram 15,5 milhões de visualizações na internet, ampliando o alcance da iniciativa para além das fronteiras. A expectativa, segundo o idealizador, é de expansão ainda maior nos próximos anos. Para acompanhar, basta seguir @turmadojunioroficial no Instagram.

Líder nacional em educação

O protagonismo de Indaial na educação foi recentemente reconhecido pelo Ranking de Indicadores Sociais da VEJA Negócios, desenvolvido pela Austin Rating. O município conquistou o primeiro lugar na categoria Educação entre as cidades de médio porte do Brasil, alcançando a maior pontuação do país: 21,2934.

Segundo o secretário de Educação, Manoel Felipe Boaventura, o resultado é fruto do trabalho coletivo. “A melhor educação do Brasil é feita por profissionais comprometidos, que fazem a diferença todos os dias. Estou na função de secretário para servir, ouvir e viabilizar as ferramentas que nosso time precisa, porque quando cuidamos de quem educa, cuidamos do futuro”, afirma. Em 2026, a continuidade desse trabalho já começou.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa