O início do ano letivo costuma ser marcado por ansiedade, expectativas e desafios, especialmente para crianças e adolescentes. Em 2026, o Colégio Salvatoriano Fátima, no bairro Estreito, em Florianópolis, transformou esse momento em uma experiência simbólica e acolhedora, inspirada em um dos maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo.
Com o tema “2026 – Juntos em campo pelo cuidado humanizado”, a escola propôs uma leitura educativa do futebol, destacando valores como trabalho em equipe, empatia, cooperação, disciplina e pertencimento. A ideia buscou mostrar que, assim como em um time, cada estudante tem um papel importante na convivência escolar e na construção de vínculos saudáveis.
Segundo o diretor Izaltino Gamba, o colégio iniciou o ano letivo com uma proposta voltada ao acolhimento, à escuta e ao reconhecimento da individualidade de cada estudante. “O futebol nos ajuda a traduzir valores essenciais para a vida em comunidade, como cooperação, respeito e responsabilidade. Queremos que nossos estudantes compreendam que ninguém constrói uma trajetória sozinho e que o cuidado humanizado começa nas pequenas atitudes do dia a dia”, destaca.
PÁTIO E BANDEIRAS
O pátio do colégio foi ambientado como um grande campo simbólico de acolhida, com displays que representaram diferentes posições do futebol. Cada posição trouxe características humanas e emocionais, convidando os estudantes a refletirem sobre seu momento pessoal no início do ano letivo por meio da dinâmica: “Qual é o seu mood? Qual posição representa como você está começando o ano?”.
A ambientação contou ainda com bandeiras de diversos países, reforçando a diversidade cultural e o respeito às diferenças, além de elementos visuais que criaram um ambiente festivo e acolhedor. Mais do que uma recepção temática, a proposta buscou fortalecer o sentimento de pertencimento e promover o cuidado com o outro desde o primeiro dia de aula.
MEU RECREIO É SHOW!
Criado em 2025, por conta da nova diretriz do Ministério da Educação que recomenda a restrição do uso de celulares em escolas, o projeto “Meu Recreio é Show!” une diversão e aprendizado nos momentos de lazer na escola. Nas edições do ano passado, os estudantes realizaram competição de robôs, batalha de rima, festival de valores, corrida de rolimã e até montaram um grupo de pagode para animar o intervalo.
Neste ano, o primeiro “Meu Recreio é Show!” teve como tema o futebol. A garotada participou de desafios como embaixadinha, altinha e chute ao gol, ganhando brindes. Já os jovens do terceirão, participaram do desafio e ao acertarem a plaquinha da UFSC, ganharam a camisa oficial do último ano de estudo.







