Florianópolis foi o município de Santa Catarina que mais gerou empregos em 2025, alcançando o melhor saldo do Estado, com 6.257 novos postos de trabalho formais. Os dados são do Novo Caged e confirmam o desempenho positivo da capital catarinense no mercado de trabalho.
Com esse resultado, Florianópolis atinge atualmente um estoque de aproximadamente 231,7 mil empregos formais, consolidando-se como um dos principais polos de geração de oportunidades no Estado.
Na sequência do ranking dos municípios com melhor desempenho em Santa Catarina em 2025 aparecem Itajaí, com saldo de 3.597 empregos, Palhoça (3.361), Chapecó (2.844) e Joinville (2.835).
“Florianópolis vive um momento muito positivo. Em 2025, nos consolidamos como um dos principais polos econômicos e de tecnologia do Brasil, com o setor de tecnologia respondendo por cerca de 25% do PIB municipal. Pelo terceiro ano consecutivo, fomos eleitos a cidade mais competitiva do país, resultado de uma economia baseada em serviços, inovação e geração de oportunidades. Esses números mostram que estamos seguindo no caminho certo”, destacou o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Os números refletem o dinamismo da economia local, impulsionado principalmente pelos setores de serviços, tecnologia, comércio e construção civil, além do ambiente favorável ao empreendedorismo e à atração de investimentos. O desempenho da capital reforça o papel estratégico de Florianópolis no crescimento econômico de Santa Catarina e na geração de emprego e renda para a população.
Diferentes oportunidades na Capital
Para ampliar o acesso da população às oportunidades do mercado de trabalho, a Prefeitura de Florianópolis desenvolve uma série de ações voltadas à geração de emprego e renda. Entre elas está o programa Floripa Mais Empregos, iniciativa que conecta trabalhadores e empresas, facilitando o acesso às vagas disponíveis na cidade, através do site: bit.ly/floripamaisempregos
O Floripa Mais Empregos reúne oportunidades de trabalho, ações de qualificação profissional, apoio ao primeiro emprego, reinserção no mercado e estímulo ao empreendedorismo. O programa atua de forma integrada com a Casa do Empreendedor, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e parceiros do setor produtivo, ampliando a divulgação de vagas e o atendimento à população.
Além da intermediação de mão de obra, a Prefeitura oferece orientação profissional, encaminhamento para cursos de capacitação e apoio a quem deseja empreender, fortalecendo o ambiente econômico local e contribuindo para os resultados positivos alcançados pelo município.
A Casa do Empreendedor também auxilia os microempreendedores, com atendimento presencial no Itacorubi, Rodovia Amaro Antônio Vieira, Servidão do Palmeiras, 2953, e agora também no Mercado Público, Box 77, na entrada pela Rua Conselheiro Mafra. O espaço conta com atendimento via Whatsapp para quem preferir, pelo número: (48) 3112-7738
A Casa facilita a formalização e gestão de negócios (MEI, MPE) com serviços gratuitos como abertura, alteração e baixa de empresas, emissão de notas fiscais, boletos (DAS) e alvarás. Para agendar um horário basta acessar o site: bit.ly/agendamentopmf







