O Ribeirão da Ilha vai ganhar o primeiro trapiche público. Ele começou a ser construído nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, na região da Freguesia. O trapiche ficará na altura da Rua Paulo Pedro Heindenreich, à direita da Rodovia Baldicero Filomeno sentido Caiacanga e que, no lado oposto ao do mar, dá no centro de saúde municipal. Essa será mais uma obra da Prefeitura de Florianópolis conduzida pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção Urbana no Sul da Ilha, e terá entrega ainda em fevereiro.
O trapiche de 80 m2 de área total, à princípio, vai ser um espaço exclusivamente contemplativo das belezas naturais. Afinal, de um lado, será cercado de pedras, além da praia, e o pôr-do-sol no Ribeirão, que arranca suspiros até de quem não está apaixonado, vai poder ser visto dali com adequada estrutura e conforto. Ele terá pilares de fundação de concreto e piso (deck) e guarda-corpo de madeira, no caso, Pinus tratado, com escada de acesso e bancos do mesmo padrão. A acessibilidade ficará por conta de uma rampa entre o pavimento em lajotas da Rua Paulo Pedro Heindenreich e o deck.
A estrutura também fica no entorno da “árvore que fala”, como é curiosamente conhecida uma espécie plantada em janeiro de 1960, ou seja, há 66 anos, por um morador da região. A Prefeitura ainda vai definir como a árvore, que faz uma bela sombra, será valorizada na revitalização da área.
As obras iniciaram pela fundação. Elas representam um investimento da ordem de R$ 175 mil, sendo que os serviços estão sendo executados pela construtora Neves e Goulart, através do contrato vigente de construção de decks e trapiches do município.







