Hoje é segunda-feira, 18 de maio de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
Publicidadespot_img
spot_img
spot_img
InícioGERALMuseu Victor Meirelles tem na Semana de Museus visita mediada, oficinas e...

Museu Victor Meirelles tem na Semana de Museus visita mediada, oficinas e palestra

O evento, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus em comemoração ao Dia Internacional dos Museus(18 de maio), mobiliza milhares de instituições do país

spot_img
spot_img

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) participa da 24ª Semana Nacional de Museus com a exposição Victor Meirelles e a pintura histórica: percursos e técnicas, oficinas de aquarela, palestra sobre moda e indumentária e visitas mediadas. O evento, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus em comemoração ao Dia Internacional dos Museus(18 de maio), mobiliza milhares de instituições do país por meio de atividades especiais. Em 2026, o tema Museus: unindo um mundo dividido propõe que os museus atuem como agentes estratégicos na promoção da justiça social, na garantia do direito à memória e no fortalecimento da participação cidadã. Todas as atividades são gratuitas, com inscrições por ordemde chegada e sujeitas à lotação. A programação completa está disponível no site visite.museus.gov.br.

A recém-inaugurada exposição Victor Meirelles e a pintura histórica: percursos e técnicas, em cartaz até 19 de setembro de 2026, reúne obras de autoria do artista catarinense do século XIX que apresentam sua trajetória a partir de núcleos temáticos,com paisagens, retratos, estudos e fragmentos de obras históricas. Na sala de exposições de curta duração, no térreo, o público percorre o caminho formativo de Meirelles. A mostra evidencia como cada etapa foi essencial para a sua evolução técnica e para aconstrução da visão estética e histórica que marcou sua trajetória na arte brasileira.

No segundo piso da Casa Histórica, sobrado de estilo luso-brasileiro onde nasceu o pintor, pessoas de todas as idades têm acesso a um espaço educativo com vídeos, jogos e outras atrações, como uma intervenção do artista visual Gustavo Scheidt em diálogo coma mostra. Scheidt ministrará duas sessões da oficina Aquarela: vestígios de um olhar atento, nos dias 20 e 22 de maio (quarta e sexta-feira), às 14h, propondo a experimentação da técnica de aquarela sobre papel a partir de reflexões sobre a exposição.Podem participar adultos, jovens e crianças a partir de 12 anos, acompanhadas pelos responsáveis, sem necessidade de experiência prévia. A inscrição garante certificado.

PALESTRA – Na sexta-feira, 22 de maio, às 18h30min, ocorre a palestra Levantamento dos acervos de Moda e Indumentária nos museus do Ibram, ministrada pela conservadora-restauradora do Museu Victor Meirelles Mara Vasconcelos. Serão apresentadosos resultados do trabalho de conclusão da especialização em Moda, Arte e Cultura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cujo objetivo foi identificar os objetos e coleções de Moda e Indumentária nos acervos do Ibram e suas possibilidades de pesquisa.Os participantes receberão certificado.

Mara é doutora em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Mestra em Arqueologia (UFS) e graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (UFPel) e Jornalismo (PUCRS). Atuou no Museu de Arqueologia da UFBA entre 2012 e 2021, sendo coordenadora doSetor de Acervos entre 2012 e 2019.

VISITA MEDIADA – O encerramento da 24ª Semana Nacional de Museus ocorre no sábado, 23 de maio, às 10h, com a visita mediada A pintura histórica de Victor Meirelles e o diálogo com a contemporaneidade, conduzida pela artista visual e uma das curadoras da exposição em cartaz Bruna Araujo. Serão utilizadas as obras de batalhas de Victor Meirelles para discutir como a pinturahistórica ajudou a construir ideias de nação, heroísmo e identidade brasileira, e como os museus contemporâneos podem revisitar essas imagens de maneira crítica e plural. O público será estimulado a pensar os museus como espaços de diálogo e crítica do passado,que não apenas preservam imagens, mas também questionam narrativas, promovem escuta e diversidade de perspectivas.

Programação do Museu Victor Meirelles

24ª Semana Nacional de Museus:

19 a 23 de maio de 2026

Segunda a sexta, 10 às 18h

Sábados, 10 às 15h

(Exceto feriados)

Exposição Victor Meirelles e a pintura histórica: percursos e técnicas, com visita mediada e possibilidade de agendamento de mediação para turmas por e-mail: mvm.educativo@museus.gov.br

Quarta-feira, 20 de maio, 14h

Oficina Aquarela: vestígios de um olhar atento

Ministrante: Gustavo Scheidt

*Sujeita à lotação, por ordem de chegada, com emissão de certificado.

Quinta-feira, 21 de maio, 15h

Live Os museus na era da transição hegemônica

Atividade remota no canal YouTube do Museu Histórico Nacional, com a diretora Rita Coitinho e a conservadora-restauradora Mara Vasconcelos, ambas do Museu Victor Meirelles, e Nicole Isabel dos Reis, da Presidência da República. Mediação de André Amud Botelho,do MHN. A live será espaço para a realização de reflexões sobre o lugar, as possibilidades e as limitações dos museus, da memória e do patrimônio cultural em tempos de guerras, colonialismo e resistências a ele, em uma era de transição hegemônica com grandese perigosos desdobramentos. Também será comunicada a realização do dossiê “O patrimônio cultural na era de transição hegemônica: repatriação e revisão discursiva para uma nova governança global” nos Anais MHN, previsto para entrar no ar no primeiro semestrede 2027. O dossiê será organizado pelas convidadas para o debate.

Sexta-feira, 22 de maio, 14h

Oficina Aquarela: vestígios de um olhar atento

Ministrante: Gustavo Scheidt

*Sujeita à lotação, por ordem de chegada, com emissão de certificado.

Sexta-feira, 22 de maio, 18h30min

Palestra Levantamento dos acervos de Moda e Indumentária nos museus do Ibram

Ministrante: Mara Vasconcelos, conservadora-restauradora do Museu Victor Meirelles

*Sujeita à lotação, por ordem de chegada, com emissão de certificado.

Sábado, 23 de maio, 10h

Visita mediada A pintura histórica de Victor Meirelles e o diálogo com a contemporaneidade

Mediadora: Bruna Araujo, artista visual pós-graduada em Curadoria e Museologia

*Sujeita à lotação, por ordem de chegada.

SERVIÇO

O QUÊ: 24ª Semana Nacional de Museus

QUANDO: 19 a 23 de maio de 2026

ONDE: Museu Victor Meirelles – Florianópolis, SC, e outras instituições do país

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: visite.museus.gov.br

VISITAÇÃO:

Terça a sexta: 10 às 18h

Sábados: 10 às 15h

* Exceto feriados

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa