A Torcida Organizada Gaviões Alvinegros, do Figueirense, deu início a um projeto social inédito em Santa Catarina com a criação do Cursinho Popular Gaviões Alvinegros, uma iniciativa gratuita voltada à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares.
O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e acontece na sede social da torcida, localizada no bairro Coloninha, em Florianópolis. As aulas são ministradas por professores voluntários e têm como objetivo ampliar o acesso à educação e ao ensino superior para jovens e adultos da comunidade.
A aula inaugural aconteceu no dia 16 de junho com um total de mais de 40 estudantes inscritos. A proposta surgiu a partir da compreensão de que o papel social das torcidas organizadas pode ir muito além das arquibancadas. Ao investir em educação, a Gaviões Alvinegros pretende contribuir para a transformação da realidade de estudantes que sonham com uma vaga na universidade, mas enfrentam dificuldades para custear cursos preparatórios.
“O cursinho popular representa um compromisso da Gaviões Alvinegros com a comunidade. Queremos mostrar que uma torcida organizada também pode ser agente de transformação social, criando oportunidades, incentivando a educação e ajudando a construir um futuro melhor para muitas pessoas”, destaca Artur Velter, diretor de Relações Públicas da torcida.
O projeto tem o aval do MEC, por meio da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), iniciativa do Governo Federal que visa apoiar cursinhos populares no Brasil, com suporte técnico e financeiro. As aulas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 22h. Segundo Velter, a expectativa é de que o projeto se consolide como uma iniciativa permanente, ampliando o número de vagas e fortalecendo o compromisso da Gaviões Alvinegros com ações de inclusão, cidadania e desenvolvimento social.
“Mais do que apoiar o Figueirense nas arquibancadas, a Gaviões Alvinegros reafirma, com ações como essa, que nossa atuação também passa pela educação, pela inclusão e pela construção de oportunidades para a comunidade catarinense”, ressalta o diretor.








