spot_img
Hoje é domingo, 30 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAbstração geométrica de Cazão é tema de exposição inédita em Florianópolis

Abstração geométrica de Cazão é tema de exposição inédita em Florianópolis

Artista abre primeira individual "ILUSÃO. O engano do olhar" dia 3 de dezembro na Galeria Berlin; entrada é gratuita

spot_img

Com mais de 20 obras inéditas, a mostra “ILUSÃO. O engano do olhar”, do artista Cazão, mergulha em um universo onde formas geométricas, cores e luzes se entrelaçam para provocar a percepção e questionar o que é real. Com curadoria de Maristela Müller, a exposição abre no dia 3 de dezembro de 2025, às 19h, na Galeria Berlin, em Florianópolis, e marca a primeira individual do artista no espaço. No evento, com entrada gratuita, haverá discotecagem com Rodrigo Levél.

Resultado de um ano de intensa pesquisa, criação e orientação artística, a mostra apresenta pinturas sobre tela e compensado, além de intervenções em objetos e murais. Segundo o artista, as obras investigam a tensão entre o que se vê e o que é real. Ao cruzar olhar e ilusão, ele recorre à abstração geométrica e aos fundamentos da teoria das cores para provocar e desafiar a percepção do espectador.

“O que mais me interessa neste projeto é o diálogo entre as obras, o espaço e as pessoas. Cada peça foi concebida para criar um campo de ilusão e movimento, onde o olhar do espectador é continuamente desafiado e convidado a explorar novas percepções”, afirma Cazão.

A proposta curatorial tensiona a fronteira entre o que se vê e o que se imagina. Segundo a curadora, aprendemos a desconfiar da ilusão. Mas, sem esquecer que a ilusão também é o território dos desejos e daquilo que projetamos para dar forma ao que nos falta.   

“O conjunto de obras cria um ambiente onde o público é convidado a atravessar esse território vibrante, no qual as cores, as formas e a percepção se entrelaçam e desafiam continuamente o olhar. Onde a realidade se curva à potência da percepção”, compartilha Maristela.

Esta é a primeira vez que Cazão expõe na Galeria Berlin, localizada em um casarão histórico no coração de Florianópolis. “Estou muito feliz em apresentar este trabalho aqui. A galeria tem uma curadoria cuidadosa, um espaço e uma energia alinhada à proposta da exposição”, comenta o artista.

A visitação de “ILUSÃO. O engano do olhar”, poderá ser feita até 21 de fevereiro de 2026, nas terças, das 13h às 18h e de quarta a sábado, das 13h às 22h, na Galeria Berlin, localizada na Rua Vítor Konder, 409, no Centro de Florianópolis/SC.

Sobre o artista

Cazão é o nome artístico de Sérgio Casalecchi, artista visual nascido em São Paulo e radicado em Florianópolis desde 1999. Designer e publicitário por formação, atuou por mais de duas décadas como diretor de criação e empresário antes de dedicar-se integralmente às artes visuais. Cazão desenvolve uma produção marcada pela abstração geométrica e pela ilusão óptica explorando ritmos visuais que dialogam com a arquitetura, o urbanismo e o entorno. Suas obras propõem outras formas de perceber o espaço, criando jogos ópticos e movimentos cromáticos que desafiam o olhar e se integram ao ambiente. Sua pesquisa busca uma arte onde a cor é essência e a geometria a força motriz. 

Sobre a curadora

Maristela Müller é doutora em artes visuais e atua como professora, artista e curadora. Nasceu em São Paulo das Missões/RS e reside em Florianópolis desde 2005. Ao longo de um ano, Maristela tem realizado reuniões virtuais e encontros presenciais com o artista Cazão para fins de orientação artística e mediação curatorial. 

Serviço: Abertura da exposição ILUSÃO. O engano do olhar, de Cazão
Data: 3 de dezembro – quarta-feira, a partir das 19h

Local: Galeria Berlin (Rua Vítor Konder, 409, Centro, Florianópolis/SC)
Visitação até 21 de fevereiro de 2026, terças das 13h às 18h e de quarta a sábado, das 13h às 22h
Entrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa