spot_img
Hoje é quinta-feira, 7 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAACIF discute Reforma Tributária e destaca trajetória de sucesso local

ACIF discute Reforma Tributária e destaca trajetória de sucesso local

Diretoria Executiva abordou os impactos do novo sistema tributário e o fortalecimento do empreendedorismo em Florianópolis

spot_img

A reunião da Diretoria Executiva (Direx) da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) realizada na noite de terça-feira (5), na sede da entidade, reuniu lideranças políticas, empresariais e especialistas para debater os impactos da Reforma Tributária no setor produtivo local e apresentar o case do Café Cultura, um exemplo de sucesso do empreendedorismo da cidade.

Na primeira parte do encontro, a vereadora de Florianópolis Manu Vieira e o advogado tributarista Bruno Lobo, do escritório Lobo e Vaz, conduziram um debate sobre as principais mudanças previstas na reforma e seus efeitos sobre a economia como um todo, mas principalmente como Florianópolis deveria se posicionar neste tema. A discussão reforçou a importância de manter o tema em evidência no ambiente empresarial, tanto para esclarecer os efeitos financeiros sobre os negócios locais, quanto para fomentar mobilização política em defesa dos municípios com forte arrecadação via ISS (Imposto Sobre Serviços) — como é o caso de Florianópolis, cuja receita com ISS supera a do IPTU.

Bruno Lobo apresentou um panorama técnico da proposta, que prevê a substituição do ISS e ICMS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e do PIS/COFINS pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A transição será gradual, com início em 2026 e conclusão em 2033. Entre os pontos de atenção destacados estão os impactos indiretos sobre empresas do Simples Nacional, possíveis repasses de custos ao longo da cadeia e a perda de autonomia dos municípios sobre a arrecadação.

Na segunda parte da Direx, os presentes conheceram a trajetória da fundadora e CEO do Café Cultura, Luciana Melo, que compartilhou o case “Café Cultura: Sabor, Identidade e Conexão com a Lagoa da Conceição”. Luciana falou sobre os desafios enfrentados desde a fundação da rede, ainda como cafeteria de bairro, até a consolidação como uma das marcas mais reconhecidas de Santa Catarina, com atuação nacional. O case inspirou reflexões sobre identidade local, propósito de marca e gestão de crescimento.

“A ACIF reforça seu compromisso em seguir acompanhando os desdobramentos da Reforma Tributária, mantendo seus associados informados e defendendo medidas que assegurem a competitividade das empresas e a sustentabilidade fiscal de Florianópolis, ao mesmo tempo em que valoriza histórias empreendedoras que fortalecem a economia e a cultura local”, afirma Célio Bernardi, presidente da ACIF.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa