Neste fim de semana, 30 e 31 de agosto, Florianópolis será palco da Maratona Internacional de Floripa Fibra 2025, maior evento esportivo de Santa Catarina e uma das maiores corridas de rua do Brasil. A competição reúne 19.230 atletas, vindos de todos os estados brasileiros e mais de 22 países, de quatro continentes. Além da relevância esportiva, o evento deve gerar impacto financeiro direto de R$ 80 milhões na economia da cidade, uma vez que amplia a ocupação hoteleira, movimenta bares e restaurantes e impulsiona o comércio local.
Nos dois dias as provas terão largada no Trapiche da Beira-Mar Norte, às 5h10. No sábado, 30, acontece a meia maratona de 21 km, com percurso passando pela Avenida Beira-Mar Norte, Via Expressa Sul, Túnel Antonieta de Barros e Beira-Mar Continental. No mesmo dia, depois da realização da meia maratona, é a vez da Maratoninha, corrida para crianças de 3 a 13 anos, em espaço montado em frente ao Trapiche. Já no domingo, 31, será a vez da maratona de 42 km, que também inclui trecho no continente, nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, além da Via Expressa Sul e da Avenida Beira-Mar Norte. Ainda no domingo, ocorre a corrida de 5 km, dentro do trajeto da maratona.
Para garantir a segurança e reduzir os impactos no trânsito, a Guarda Municipal de Florianópolis atuará em bloqueios e pontos de compartilhamento entre veículos e atletas. No sábado, as alterações ocorrem entre 3h e 9h, e no domingo, entre 3h e 11h, com liberações parciais de acordo com o andamento das provas.
“A Maratona reforça o reconhecimento da nossa cidade como uma referência esportiva e turística no Brasil. Receber um evento desta magnitude movimenta a economia, valoriza o esporte e projeta nossa cidade para o mundo”, destaca o prefeito da Capital, Topazio Neto.
Alterações de trânsito no sábado (30)
No sábado (30), a meia-maratona de 21 km tem largada às 5h10 no Trapiche da Beira-Mar Norte. O trajeto segue em parte da Avenida Beira-Mar Norte, seguindo em direção a região continental e Ruas do Balneário Estreito, retornando a Ilha em direção a Via Expressa Sul e o término na Av Beira Mar Norte.
Até as 9h de sábado, a Ponte Hercílio Luz estará aberta para o fluxo de veículos – a via não será fechada na noite de sexta (29).
As vias do percurso exclusivas para corredores serão o Elevado Rita Maria, Elevado Dias e a Avenida Beira-Mar Continental. As demais pistas serão compartilhadas entre participantes das provas e motoristas. As mudanças serão entre 3h e 9h, com previsão de antecipação de liberação em alguns pontos, conforme andamento da prova.
Na Avenida Beira-Mar Norte, o trânsito no sentido Centro-bairro será feito pela marginal até a Praça Celso Ramos. Os motoristas que vão em direção ao centro devem desviar pela Rua Bocaiúva ou Avenida Mauro Ramos. Neste trecho da Beira-Mar Norte, os cruzamentos em direção às pontes estarão bloqueados. O trânsito de veículos pela Avenida Beira-Mar Norte estará normalizado até às 9h.
Os elevados Rita Maria e Dias Velho deverão ser liberados por volta de 8h.
Na região do Balneário do Estreito, as vias serão compartilhadas entre corredores e condutores de veículos – com fim do compartilhamento previsto para 6h50. As pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles serão compartilhadas entre veículos e atletas, com duas faixas cada. A liberação das duas pontes termina até às 7h.
O fechamento da Avenida Beira-Mar Continental será entre 3h e 7h. A avenida Gustavo Richard e o Túnel Antonieta de Barros terão tráfego compartilhado entre veículos e corredores das 3h às 8h.
No sentido Sul da Ilha em direção ao centro, o trânsito de veículos será desviado na altura do Fórum, também até às 8h. Até este horário, os condutores podem seguir pela Avenida Hercílio Luz ou Avenida Paulo Fontes.
Alterações de trânsito no domingo (31)
No domingo (31), a maratona, com 42 km, também terá a largada no Trapiche da Beira-Mar, às 5h10. A prova de 5 km, dentro do percurso da própria maratona, também será realizada no domingo.
As vias do percurso exclusivas para corredores serão o Elevado Rita Maria, Elevado Dias e a Avenida Beira-Mar Continental. As demais pistas serão compartilhadas entre participantes das provas e motoristas. As mudanças serão entre 3h e 11h30, com previsão de antecipação de liberação em alguns pontos, conforme andamento da prova.
Durante o trajeto, os atletas passam sobre as pontes, correm trecho da porção continental, e retornam à ilha para a parte que inclui passagem pelo Túnel Antonieta de Barros, Via Expressa Sul e a Avenida Beira-Mar Norte.
Na Avenida Beira-Mar Norte, o trânsito no sentido Centro-bairro será feito pela marginal. Os cruzamentos em direção às pontes ficarão bloqueados da Rua Arno Hoeschel até a altura do Koxixos. A Beira-Mar Continental estará fechada para os motoristas. Neste trecho, a estimativa é que o trânsito de veículos seja liberado ainda antes das 7h.
Os elevados Rita Maria e Dias Velho deverão ser liberados por volta de 10h.
As pontes Pedro Ivo e Colombo Salles serão compartilhadas entre veículos e atletas, com duas faixas cada. Nas duas pontes, as pistas devem ser liberadas até às 7h. No bairro Trindade, a Avenida Prof. Henrique Fontes será compartilhada entre veículos e atletas.
Para os motoristas que vão em direção ao centro, o trânsito será desviado para a Avenida da Saudade e o Elevado do CIC, para que os motoristas sigam pelo bairro Agronômica e pelas Avenidas Mauro Ramos ou Bocaiúva. Outra alternativa é utilizar o binário do Pantanal para acessar o túnel e se dirigir ao centro.
A Avenida Gustavo Richard, o Túnel Antonieta de Barros e a Via Expressa Sul também serão compartilhadas entre motoristas e corredores, com proibição de conversões à esquerda na Via Expressa Sul, mas sem desvios de trânsito no sentido pontes-aeroporto.
Já do Sul da Ilha até o Centro, o trânsito de veículos será desviado logo após a passagem pelo túnel, na altura do Fórum, até às 10h. Até este horário, os condutores podem seguir pela Avenida Hercílio Luz ou Avenida Paulo Fontes.
Durante os dois dias de competição, a GMF vai orientar motoristas e reforçar a sinalização do percurso das provas para minimizar os impactos e garantir a fluidez dentro das possibilidades. A Prefeitura de Florianópolis reforça que todas as mudanças são temporárias e necessárias para assegurar o bom andamento da prova e a integridade física dos participantes e condutores. A compreensão da população é fundamental para o sucesso do evento. Motoristas devem redobrar a atenção e planejar seus deslocamentos com antecedência.
Previsão de liberação das vias:
Sábado (30) – Meia-maratona (21 km)
Beira-Mar Continental – até 7h
Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles – até 7h
Elevados Dias Velho e Rita Maria – até 8h
Via Expressa Sul – até 8h
Túnel Antonieta de Barros e Av. Gustavo Richard – até 8h
Beira-Mar Norte – até 9h
Domingo (31) – Maratona (42 km + 5 km)
Beira-Mar Continental – até 7h
Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles – até 7h
Elevados Dias Velho e Rita Maria – até 10h
Via Expressa Sul – até 10h
Trindade (Av. Prof. Henrique Fontes) – até 10h30
Túnel Antonieta de Barros e Av. Gustavo Richard – até 11h
Beira-Mar Norte – até 11h30
Waze
Na edição da Maratona Internacional de Floripa deste ano, os pontos de interdição estão sinalizados também nos mapas do aplicativo Waze. É possível conferir as alterações nos links:
Meia-maratona (21km)
https://www.waze.com/pt-BR/events/maratona-de-floripa-21k-BR-2025-08-30
Maratona (42km)
https://www.waze.com/pt-BR/events/maratona-de-floripa-42k-BR-2025-08-31