O representante logístico, David Alex, 36 anos, não escondia a satisfação de ver seu filho, Davi Asaff, 8 anos, em ser o primeiro aluno da rede municipal de ensino ao receber exame oftalmologista gratuito e se for necessário óculos, dentro de sete dias, nesta terça-feira (24), durante o lançamento oficial do programa “Enxerga São José”. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura de São José, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, tem como meta atender cerca de 20 mil alunos do Município.
O programa que conta com parceria com Organização Social “Viva Brasil” e Ótica M3 Solução, estabelece que um consultório de oftalmologia móvel percorrerá, de forma itinerante, as escolas do Município e realizará a avaliação visual dos alunos da rede. O consultório móvel contará com médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem e vai atender aproximadamente 900 alunos por mês. Nesta primeira semana, a unidade ficará no CEM José Nitro, que está funcionando provisoriamente no Cras de Areias, localizado no bairro Areias,
A previsão é de que a unidade móvel permanecerá durante cinco dias nesta unidade da educação, mas o programa prevê que ela fique o tempo necessário para atender todos alunos de cada unidade de ensino. Após o exame, se for necessário, a criança receberá óculos gratuitamente, podendo escolher o modelo da armação na própria unidade de ensino.
Desenvolvido por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, o programa prevê o atendimento de alunos da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental, que totalizam aproximadamente 20 mil educandos da rede municipal. Ainda este ano, a unidade móvel estará atendendo no CEM Renascer, no Ipiranga, e nos CEM São Luiz e Vila Formosa.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila salientou a importância do programa ao falar que a consulta e aquisição de óculos tem um custo elevado às famílias. “Essa parceria entre a Saúde e a Educação não tem como dar errada, vamos atender aqueles que mais precisam, lá na ponta. Quem cuida das crianças certamente, no dia do amanhã, uma sociedade melhor. Não existe outra ferramenta de inserção do jovem que não seja por meio da Educação”.
Ele lembrou que a Prefeitura tem investido na qualidade das merendas escolares e na entrega dos uniformes. “São programas que parecem pequenos, mas são de longo alcance, vamos atender 900 crianças/mês, com equipamentos de primeira. Só tenho que agradecer as secretarias e a empresa, que é uma OAS, que facilita muito a aplicabilidade, pelo empenho em atender as nossas crianças”.
A secretária da Saúde, Sinara Simioni, enfatizou que ainda não há como dimensionar a importância do programa, inédito no Estado por atender as crianças com unidade móvel, com exames de qualidade e entrega de óculos. “Tenho certeza que será um grande marco na administração municipal”. A secretária adjunta da Saúde, Fabricia Martins, observou que o programa era um desejo pessoal do prefeito e que atende todas as crianças. “Com uma ação só, atendemos a Educação, Saúde e a Assistência Social”.
Ela enfatizou o fato que o programa não prevê somente a entrega de óculos, prevê consultas periódicas das crianças e diante de necessidade a entrega gratuita dos óculos. “O Enxerga São José vem com a proposta de melhorar a qualidade de assistência do nosso ambulatório de oftalmologia, localizado na Policlínica de Barreiros, então esses nossos consultórios têm passado por uma modernização de equipamentos e contratação de mais profissionais”.
A secretária da Educação, Rose Bartucheski também ressaltou a importância do programa. “Muitas crianças não conseguem progredir nos estudos porque tem alguma deficiência visual e a família não tem condições de levar só médico e adquirir os óculos, essa nossa parceria com a Saúde é muito importante porque vai atingir aquelas crianças que mais precisam, estamos muito felizes com mais essa parceria saúde e educação”.
Prestigiaram o lançamento do programa as secretárias da Rita de Cassia Faversani (Assistência Social), Suzana Bousfield (Desenvolvimento Econômico e Inovação), secretários adjuntos, servidores das pastas envolvidas, além de representantes da OAS e da ótica integrante do programa.