spot_img
Hoje é quinta-feira, 25 de setembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAPAR-SC mobiliza Florianópolis em ação pela doação de órgãos

APAR-SC mobiliza Florianópolis em ação pela doação de órgãos

Em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, evento neste sábado (27) no Floripa Shopping tem exames, orientação e incentivo ao diálogo sobre doação

spot_img

Uma ação alusiva ao Setembro Verde e que também marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos ocorre neste sábado, dia 27 de setembro, no piso L1 do Floripa Shopping, em frente ao supermercado Imperatriz. Promovida pela Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR-SC), a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se declarar um doador. A iniciativa reúne atividades de saúde, orientação e sensibilização com o objetivo de fortalecer a cultura da doação e aproximar as pessoas dos temas da saúde renal e transplantação.

Das 10h às 17h, o público pode ter acesso de forma gratuita a aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, teste rápido de creatina e também será orientado por uma equipe de especialistas da APAR-SC, que estará no local para conversar e tirar dúvidas. “Esses momentos são de extrema importância para chamarmos a atenção das pessoas sobre um assunto tão sério e que pode salvar vidas. Queremos não apenas alertar, mas informar, inspirar famílias e as gerações mais novas que estarão no shopping passeando”, destaca o presidente da Associação, Humberto Mendes.

Setembro Verde e o papel da APAR-SC

O Setembro Verde é o mês nacional dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, instituído para intensificar o debate, estimular o diálogo e romper mitos. Ele se associa ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, data que ganha um significado especial com a iniciativa da APAR-SC.

Desde sua fundação, a APAR-SC atua na defesa dos pacientes com doença renal crônica, promovendo prevenção, orientação e suporte para pessoas em tratamento dialítico, além de campanhas para ampliar o entendimento da sociedade sobre a doação de órgãos e dar visibilidade à necessidade de transplantes. Ao valorizar a troca de conhecimento e ações de conscientização, a APAR evidencia como o gesto da doação consciente pode transformar vidas e dar esperança.

Estado lidera doações no Brasil

Santa Catarina é referência nacional no assunto. No primeiro semestre de 2025, o Estado registrou 42,4 doadores por milhão de habitantes, liderando o ranking brasileiro, e manteve o índice de recusa familiar em 28,4%, bem abaixo da média nacional de 45%, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Entre janeiro e julho, a Central Estadual de Transplantes, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), registrou 450 notificações de potenciais doadores, das quais 207 se tornaram doadores efetivos, garantindo uma taxa de 52,3 por milhão de habitantes nos casos de morte encefálica. Já no ano passado, mais de 1.100 transplantes foram realizados no Estado, de acordo com o Ministério da Saúde, o que contribuiu para que o Brasil atingisse recorde histórico de procedimentos, com mais de quatro mil doadores efetivos em todo o país. Ainda assim, cerca de 1.500 catarinenses seguem na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 962 para rim, 533 para córnea e 58 para fígado. 

O presidente da APAR-SC, Humberto Mendes, enfatiza que a ação promovida vai além da prestação de serviços. “Sabemos que, em Santa Catarina, alcançamos índices de doação elevados, mas ainda há muitas famílias que não se sentem preparadas para dizer sim a este ato. Nossa missão é oferecer informação, acolhimento e confiança para que cada pessoa entenda que ser doador é perpetuar a vida.”

A APAR-SC convida todos que estiverem em Florianópolis para um “pitstop” no Floripa Shopping. “Venha fazer o exame, conversar conosco. Se decidir ser doador, fale com sua família, porque muitas vezes a autorização final depende deles. Esse diálogo é o primeiro passo para transformar estatística em esperança concreta”, ressalta Mendes.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa