De porta em porta, nas feiras, em espaços fixos ou sazonais, os pequenos empreendedores fazem parte da rotina de São José. Para muitos deles, o passo da formalização significa muito mais do que um CNPJ: é a chance de transformar sonhos em negócios sólidos.
Foi assim com a doceira Sara Schimidt Almeida, que vende seus produtos no bairro Kobrasol. Enquanto oferecia seus produtos a uma cliente, recebeu a indicação do serviço da Prefeitura. “Foi a partir dali que eu procurei me regularizar e pagar o meu MEI (Microempreendedor Individual) certinho. O próximo passo é pensar em conseguir um empréstimo para aumentar o meu negócio”.
Histórias como a de Sara se multiplicam no município. No Espaço do Empreendedor, a Prefeitura oferece apoio diário com abertura e baixa do MEI, emissão de guias e declaração anual, além de orientações que dão segurança para quem quer sair da informalidade. Para a diretora do espaço, Raquel Cunha, o impacto é também pessoal.
“Quando o empreendedor se formaliza, ele ganha mais que um CNPJ: conquista autoestima, credibilidade e acesso a benefícios como crédito, emissão de nota fiscal e proteção previdenciária”, ressalta.
Mais do que suporte burocrático, o Espaço do Empreendedor tem se tornado um lugar de incentivo e acolhimento, ajudando trabalhadores a acreditarem em si mesmos e iniciar ou expandir seu negócio, promovendo geração de renda, oportunidades e desenvolvimento econômico no município.