A multiartista catarinense Kiah marca presença no recém-lançado “EOFunk Vol. 5”, quinto álbum do projeto #estudeofunk. Reunindo 22 MCs e 12 beatmakers de diferentes regiões do Brasil e até da América Latina e África, a produção, gravada na Fundição Progresso/RJ, reafirma o papel do projeto como uma das principais vitrines de novos talentos do funk nacional.
Representando Florianópolis, Kiah participa do álbum com a faixa “De Leve”, que flerta com o Vogue Funk, trazendo força, atitude e experimentação sonora. Multiartista independente, Kiah transita entre música, teatro, dança e desenho, e vem se destacando pela mistura de referências que unem funk, hip-hop, pop e afrobeats. Em sua trajetória, já abriu shows de nomes como N.I.N.A, Ajuliacosta, UCLÃ e IAMDDB, e em 2025 passou a integrar o ciclo IV da residência artística do #estudeofunk.
Vanessa Damasco, diretora e idealizadora do projeto no Rio de Janeiro, também é de Florianópolis e celebra a chegada da artista conterrânea no #estudeofunk. “O #estudeofunk tem atraído artistas de outros estados que são conectados com a cena mais vibrante da música eletrônica brasileira, a Kiah tem um estilo único e uma voz linda, e está rompendo barreiras geográficas com a sua música. É muito bom poder colaborar com artistas catarinenses no Rio de Janeiro, Kiah é uma artista que merece também atenção como uma aposta musical de Santa Catarina”, compartilha Vanessa.
O álbum “EOFunk Vol. 5” reforça o compromisso do projeto em impulsionar artistas emergentes, apresentando um repertório diverso que vai do brega funk ao funknejo, passando por afrobeats, R&B e love songs, sempre mantendo a essência contestadora e dançante do gênero.
O projeto tem o patrocínio da BEATS, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e pelo Programa Olhos D’água – Rede Nacional das Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Governo Federal e do Ministério da Cultura através da Lei nº 12.343 de 02/12/2010. A idealização e realização é da Fundição Progresso e Viva Brasil.