spot_img
Hoje é quarta-feira, 30 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioDESTAQUEArtista Monique Burigo apresenta performance inédita na Galeria Mínima, em Florianópolis

Artista Monique Burigo apresenta performance inédita na Galeria Mínima, em Florianópolis

"Chá de Sumiço" será realizada em 1º de agosto; instalação do projeto ficará em exposição até 30 de agosto

spot_img

Na sexta-feira, dia 1º de agosto, a partir das 19h, a artista Monique Burigo realiza a performance “Chá de Sumiço”, dando início à sua exposição inédita na Galeria Mínima, em Florianópolis. Natural de Balneário Camboriú e radicada na capital catarinense, Monique apresentará até 30 de agosto uma instalação com vestígios da ação performática.

Com figurino assinado por Eco Zazu, a performance começará com uma espécie de cortejo pela rua, na frente do espaço expositivo. Ao longo de 30 minutos a artista irá construir um rito de despedida dos papéis impostos às mulheres: da pureza à servidão. Uma chama dessa ação, bem como fragmentos da performance, vão integrar a instalação que ficará na vitrine da Galeria.

“Chá de Sumiço” integra o projeto Língua de Fogo, pesquisa desenvolvida desde 2021 pela artista que entrelaça performance, fotografia, vídeo, escuta, memória e feminismos, atravessando as formas com que mulheres foram ensinadas a se calar e desaparecer e, por fim, a alimentar as faíscas umas das outras até incendiar.

A visitação poderá ser feita até 30 de agosto, de terça a sábado, das 18h às 00h, na Galeria Mínima, que fica no Ponto Bar e Piadina (Rua Victor Meirelles, 138, Centro de Florianópolis/SC).  

“A Galeria Mínima tensiona a relação entre dentro e fora convidando à reflexão sobre o mínimo essencial. Sua arquitetura cria um campo poético para camadas sutis de memória e linguagem. Quero explorar esse limite físico e simbólico, em diálogo com a rua e a cidade, sem perder a densidade poética”, completa a artista.

A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Sobre a artista

Monique Burigo é artista visual, fotógrafa e pesquisadora. Suas obras investigam memória, meio ambiente, feminismos e os papéis de gênero ao longo do tempo, muitas vezes a partir de arquivos familiares. Seu trabalho inclui fotografia, vídeo, performance, livros de artista e instalações. É doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com período de pesquisa na Università di Bologna (Itália). Além de sua produção artística, Monique oferece cursos e oficinas voltados para a criação sensível, a investigação poética e os processos híbridos da imagem. Atua também como fotógrafa, sempre com olhar atento, escuta ativa e abordagem poética que convida ao encontro e à expressão. É integrante do coletivo ARLA (Artistas Latino Americanes) desde 2021.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa