spot_img
Hoje é segunda-feira, 30 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALArtistas Pati Peccin e Aleph Ozuas lançam oficina gratuita de cadernos manuais...

Artistas Pati Peccin e Aleph Ozuas lançam oficina gratuita de cadernos manuais e criativos

"O Inventário das Memórias Gráficas"  convida o público a instigar criatividade por meio da criação de cadernos com diferentes papéis e materiais

spot_img

Com técnicas de colagem e construção manual de cadernos criativos, a oficina “O Inventário das Memórias Gráficas” incentiva a expressão de memórias e coleções de imagens e palavras, em um processo de criação pessoal e intuitivo. Criada e ministrada pela artista e ilustradora Pati Peccin com o encadernador e artista Aleph Ozuas, a oficina online e gratuita convida os participantes a explorar e registrar seu potencial criativo por meio da construção de cadernos inspirados no conceito do Junk Journal, um diário gráfico que combina uma variedade de folhas de papel e materiais que os participantes possuem em casa. 

A oficina ocorre entre os dias 19 e 25 de julho e as inscrições estão abertas a partir do dia 2, pelo https://inventario.casacaderno.com.br/inscricao e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. 

“O Inventário das Memórias Gráficas” propõe a fusão de diferentes tipos de papel e materiais – como livros, revistas, pôsteres, mapas, catálogos, além de impressos e lembranças pessoais. Essa prática, que remonta às antigas tradições de journaling, instiga a criatividade em um exercício de experimentação despretensiosa, permitindo aos participantes combinarem texturas e técnicas diversas para traduzir visualmente suas ideias e lembranças.

O projeto oferece um curso gratuito composto por cinco encontros online, via plataforma Meet, com 15 vagas para participantes a partir de 14 anos, residentes em Santa Catarina, e 5 para outros estados – não é preciso ter experiência prévia em artes.

“Convidamos os participantes a sair da zona de conforto, trabalhando com materiais que estimulam a experimentação. Serão três dias de montagem do caderno e dois de colagem e poéticas visuais. Depois, darei dicas de montagem das páginas no site da Casa Caderno”, diz Pati Paccin. 

Para tornar a iniciativa mais inclusiva, o ciclo de oficinas terá início com uma live no canal do YouTube da Casa Caderno. Depois, o curso ficará disponível na plataforma da Casa Caderno para outros 30 inscritos. O curso contará com intérprete de Libras, a fim de ampliar o acesso a diferentes públicos além da comunidade artística. A plataforma de cursos online, um projeto de Pati Peccin e Aleph Ozuas, foi fundada em 2022, com o objetivo explorar o universo da colagem e desenvolver habilidades de encadernação manual. O acesso ao curso será vitalício, no site da Casa Caderno.

“Os participantes vão aprender a técnica de encadernação manual buttonhole stitch bookbinding, e desenvolverão sua própria proposta de pesquisa visual e temática, criando um caderno autoral que organiza suas memórias e referências pessoais”, finaliza Aleph Ozuas. 

A proposta foi executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do edital Circuito Catarinense De Cultura da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Sobre os ministrantes

Desde sempre, Pati Peccin demonstrou interesse por artes e cinema, desvendando narrativas imagéticas. Com graduação em publicidade e experiência em cenografia e direção de arte, fez mestrado em ilustração em Portugal e foi nesse cruzamento de experiências que ela encontrou a colagem, hoje, a arte faz parte do seu cotidiano. Combina produção artística com arte-educação e ilustração e, em 2026, fundou o Selo Patifaria, onde publica livros-objeto artesanais. Seu trabalho explora temas como feminilidade, identidade e memória, transformando materiais cotidianos em narrativas surpreendentes.

A dedicação de Pati ao livro artesanal encontrou um parceiro de amor e vida em Aleph Ozuas, do Estúdio Corrupiola. Aleph é escritor, artesão do livro e desenvolvedor de ferramentas voltadas para o ofício. Sua formação multidisciplinar transita entre a técnica e a linguagem. Formou-se em Eletrônica pela Escola Técnica, onde aprofundou seus conhecimentos em tecnologia e desenvolvimento web. Posteriormente, seguiu um novo percurso acadêmico ao ingressar na graduação em Letras – Inglês, concluindo também o mestrado em Literatura, com foco nos desdobramentos teóricos e criativos da linguagem. Apaixonado pela mecânica das palavras e pelos processos manuais que envolvem a impressão tipográfica e a criação de livros, fundou, em 2006, o Estúdio Corrupiola, onde publica livros-objeto e desenvolve ferramentas para a encadernação artesanal.

Juntos, na Casa Caderno, eles compartilham seus conhecimentos em oficinas de colagem e encadernação, fortalecendo a cultura do livro e da arte manual em Florianópolis.

Local: online, por meio da plataforma MEET e conteúdo no site Casa Caderno

Data: 19 de julho de 2025: live de abertura às 15h e aula 1 às 16h;

demais aulas 22 a 25 de julho de 2025 • 19h às 22h

Inscrições:  Abrem em 02 de julho, às 8h, através do link inventario.casacaderno.com.br/inscricao

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa