spot_img
Hoje é terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAtriz Vanderléia Will promove duas oficinas gratuitas de Palhaçaria em Florianópolis

Atriz Vanderléia Will promove duas oficinas gratuitas de Palhaçaria em Florianópolis

Inscrições para os módulos Iniciante e Avançado seguem abertas até 16 de fevereiro no @pedeventoteatro

spot_img

A Cia Pé de Vento Teatro está com inscrições abertas até 16 de fevereiro para duas oficinas gratuitas de palhaçaria conduzidas pela atriz e palhaça Vanderléia Will, referência na palhaçaria feminina e artista com mais de 30 anos de trajetória. As atividades fazem parte do Treinamento em Palhaçaria e Comicidade 2026 e oferecem dois módulos, Iniciante e Avançado, voltados a pessoas com diferentes níveis de experiência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram da companhia, o @pedeventoteatro.

Segundo Vanderléia, a proposta é oferecer um percurso formativo contínuo, que permita ao participante desenvolver seu palhaço ou palhaça ao longo de quatro meses. “A arte da palhaçaria é pesquisa, entrega e escuta. Ela se constrói no tempo, no encontro e na disposição de investigar o próprio ridículo com coragem e afeto. Não existe um caminho fechado para se tornar palhaço ou palhaça, existe um processo vivo, feito de tentativas, erros, descobertas e riso verdadeiro. Por isso, propomos uma oficina continuada, que acompanha cada participante em seu próprio ritmo, respeitando seus tempos, suas fragilidades e sua forma única de estar em cena”, destaca a artista.

O Treinamento em Palhaçaria e Comicidade, módulo Iniciante, será realizado no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, entre março e junho de 2026, sempre das 14h às 17h, nas quartas-feiras. Essa oficina, que é voltada a maiores de 18 anos e sem necessidade de experiência prévia, apresenta fundamentos da palhaçaria, como jogo cômico, escuta, corpo, ridículo, presença e descoberta do próprio palhaço ou palhaça. Esta formação integra o Projeto Circulando por SC – Turnê Cia Pé de Vento – Ano II, viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com incentivo do Fort Atacadista e apoio da DAC/UFSC.

Já o Módulo Avançado, que é destinado a artistas com experiência prévia em palhaçaria ou comicidade, aprofunda a pesquisa técnica e criativa, estimula a criação de números e cenas e trabalha o refinamento da relação com o público, culminando em apresentações abertas. O módulo foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio do Edital nº 045.000/SMLCP/2024. A realização é da Cia Pé de Vento Teatro, Sistema Nacional de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. As aulas acontecem no Teatro da UBRO, localizado no Centro da Capital, das 18h às 21h, nas quartas-feiras, entre março e junho de 2026.

O processo seletivo para os dois módulos será realizado por análise de formulário, por isso, o envio da inscrição não garante vaga, apenas a participação na seleção. O resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro no perfil @pedeventoteatro, e as aulas começam na quarta, dia 4 de março e seguem até 28 de junho de 2026.

Sobre a artista

Vanderléia Will é atriz, palhaça, diretora e produtora cultural, com mais de 35 anos de trajetória artística. Fundadora da Cia Pé de Vento Teatro (1998), idealizou e realizou projetos como a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Prêmio Funarte), o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e a criação do espaço cultural Circo da Dona Bilica, em Florianópolis/SC. Intérprete da personagem Dona Bilica, ícone da cultura popular catarinense, Vanderleia também é criadora e atua nos espetáculos: “Dona Bilica Naquele Tempo” ( 2014 – direção Renato Turnes ), “Desajustada” (2021 – direção Lily Curcio – Fundo Municipal de Cultura e Prêmio Edital Elisabete Anderle 2020) e “A Mulher Invisível” (2025 – direção Renato Turnes – Prêmio Edital Elisabete Anderle 2024).

Em sua trajetória, já apresentou seus espetáculos em mostras e festivais no Brasil e no exterior, consolidando-se como referência na palhaçaria feminina. Sua pesquisa artística é voltada para a comicidade física e a palhaçaria feminina, com foco na valorização das mulheres palhaças e na reflexão sobre temas como etarismo, invisibilidade social e a violência contra a mulher.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa