Escolas estaduais de Santa Catarina voltam às aulas com mais de 520 mil estudantes nesta segunda-feira
Os mais de 520 mil estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina retornam às salas de aula das 1.038 escolas estaduais nesta segunda-feira, 4. Durante o recesso dos estudantes, mais de 35 mil professores participaram da Semana Pedagógica realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED), trocando experiências e fortalecendo práticas para consolidar o processo de aprendizagem.
“O governador Jorginho Mello nos deu a missão de qualificar a aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais. Estamos trabalhando para fortalecer o ensino de Santa Catarina e recuperar a infraestrutura das escolas em todas as regiões, garantindo mais conforto, segurança e melhores condições de aprendizagem para os nossos estudantes”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Ao longo do recesso escolar, a SED realizou serviços de manutenção nas escolas estaduais. Também foram entregues uma obra de reforma e ampliação, duas novas quadras poliesportivas e a autorização de mais 12 reformas em unidades da rede estadual. Além disso, há outras 154 obras em andamento nas escolas estaduais de todas as regiões de Santa Catarina.
Outro destaque é o avanço nas reformas das instalações elétricas. Ao todo, 127 escolas estão com obras em execução, 204 estão em fase de licitação e outras 125 estão na etapa final de elaboração dos projetos, que serão posteriormente licitados e executados.
Avaliação da aprendizagem
No mês de agosto, os estudantes das turmas de 5º e 9° ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio das escolas estaduais irão participar do segundo simulado de avaliação da aprendizagem do Qualifica SC. A primeira etapa de provas foi realizada em julho, quando mais de 128 mil estudantes fizeram a avaliação.
A iniciativa integra o programa Qualifica SC, do Governo de Santa Catarina, que tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado.
Estudantes da rede pública da Capital voltam às aulas na segunda-feira
O recesso escolar de julho na rede municipal de ensino de Florianópolis termina neste semana. As aulas em creches, escolas de ensino fundamental e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão retomadas na segunda-feira, dia 4 de agosto.
O período de recesso teve início no dia 21 de julho e envolveu as 85 unidades de Núcleos de Educação Infantil (Neims), as 39 Escolas Básicas Municipais, de ensino fundamental, e as 22 localidades que oferecem turmas de EJA no município. Ao todo, cerca de 38 mil estudantes estão matriculados na rede.
Na educação infantil, o atendimento contempla 16.326 crianças com idades entre quatro meses e seis anos. Já no ensino fundamental, são 20.464 estudantes matriculados do 1º ao 9º ano. As turmas de EJA, destinadas a pessoas a partir de 15 anos que buscam se alfabetizar ou concluir os estudos, atendem atualmente 1.032 alunos.
“Os períodos de recesso são essenciais aos estudantes, que agora voltam para a segunda metade do ano letivo com novo fôlego. É o momento de ampliar os esforços por um ensino cada vez mais completo na rede, focado na aprendizagem e nas múltiplas formas de transmitir o conhecimento, mantendo os avanços conquistados até aqui. Estamos ampliando a oferta de vagas em tempo integral, acompanhando de perto os resultados em sala de aula, além de oferecer capacitações constantes aos profissionais da rede, tudo para trazer qualidade e melhorar a realidade do ensino em Florianópolis”, enfatiza o secretário de educação, Thiago Peixoto.
A Secretaria Municipal de Educação está à disposição para dúvidas e esclarecimentos pelo telefone (48) 3261-0666.
Aulas na rede municipal de São José retornam nesta segunda-feira (4)
Nesta segunda-feira (4), os cerca de 25 mil alunos da rede municipal de ensino de São José retomam as atividades escolares após duas semanas de recesso letivo. O retorno abrange estudantes da Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Durante a pausa, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aproveitou o período sem aulas para realizar ações de manutenção e pequenos reparos na infraestrutura das unidades escolares. Além disso, foram promovidas atividades de formação continuada e capacitação voltadas aos profissionais da educação.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Claudia Regina Macário, o recesso é fundamental tanto para alunos quanto para professores. “Esse tempo fora da sala de aula contribui para o bem-estar físico, emocional e cognitivo dos estudantes, além de fortalecer os vínculos familiares e sociais”.
Ela também reforça a importância do recesso para os educadores. “É um momento necessário para se desconectar do ambiente escolar, recarregar as energias e cuidar da saúde mental. Isso reflete diretamente na qualidade do ensino quando as aulas são retomadas”.

Com o planejamento realizado ao longo da pausa, a Secretaria de Educação garante que todas as unidades estão prontas para receber os alunos com segurança, acolhimento e estrutura adequada, promovendo um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos estudantes.