Aumento da taxa do lixo rejeitada
Depois de não conseguir apoio para dobrar a taxa de lixo em São José o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) tentou novamente nesta semana com uma proposta de aumento de 33,33%. Mas, a ideia não passou na Câmara, inclusive por falta de votos da sua própria base
Após ter que articular a retirada da pauta da Câmara do próprio projeto que pretendia aumentar em 100% a taxa de lixo na cidade de São José, na semana passada, o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) teve novo revés na sua ânsia em aumentar impostos no município.
Como a proposta de dobrar a taxa do lixo encontrou forte resistência de empresários e sociedade organizada, o prefeito enviou para os vereadores um substituto global, alterando o proposto na matéria inicial. A nova tática era aumentar em até 33,33% a taxa para residências, comércio, industria e prestação de serviço.
Na primeira votação, neste início de semana, até que a proposta passou no plenário. Mas, na segunda votação, o incrível aconteceu e um vereador da base mudou o voto que foi favorável para contrário e o projeto foi rejeitado. A matéria precisaria de maioria absoluta por ser matéria complementar (maioria absoluta de 19 vereadores é 10) para ser aprovada, mas, com o placar de 9 a 8, foi rejeitada.
Os votos que garantiram a não aprovação foram dos vereadores que são da base, Jair Costa do PSD e Adair Tessari do Republicanos, outro vereador da base não compareceu Cleber Goulart (Binho) do PSD. O vereador que mudou de ideia da primeira para segunda votação foi Adair Tessari.
A população agradece o bom senso dos vereadores!
João mostra apoios
A exemplo do que fez o esperado próximo presidente da Assembleia Legislativa de SC, deputado Júlio Garcia (PSD), que há algumas semanas vem publicando fotos com bancadas de deputados que lhe conferem apoio para a eleição da presidência da Casa – que ocorrerá no início do ano – o presidente da Câmara da Capital, João Cobalchini (MDB) também passa a expor seus apoios.
Cobalchini é amplo favorito para ser mantido na presidência da Casa na nova Legislatura que inicia em janeiro. Tem a simpatia e o apoio do Poder Executivo e nos bastidores tem a eleição bem encaminhada. Nesta semana ele publicou fotos em suas redes sociais com apoios como dos vereadores do União Brasil (Mama e Dinho) do Republicanos (Claudinei Marques e Adrianinho) e de Bezarra do MDB.
Secretarias
O MDB deverá continuar comandando as secretarias do Continente e de Infraestrutura no governo Topázio 2. A Infra tem como titular Rafael Hahn e o Continente tem à frente João Paixão.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Diplomação em São José
Diplomação do prefeito reeleito de São José, Orvino Coelho de Ávila, do vice-prefeito Michel Schlemper e dos vereadores eleitos acontece nesta quarta-feira (18), às 19 horas, no Auditório do Colégio Maria Luiza de Melo.
A diplomação dos eleitos é um atestado da Justiça Eleitoral de que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse do cargo.
Vereadores que serão diplomados: Cryslan de Moraes (Novo); Vini Rodrigues Ramos (MDB); Adair Tessari (Republicanos); Alexandre Cidade (PL); André Guesser (PDT); Matson Cé (PSD); Nardi Arruda (PSD); Romeu Vieira (PSD); Sanderson de Jesus (MDB); Caê Martins (PT); Rodrigo Andrade (PL); Jair Costa (PSD); Constâncio Neto (União); Alexandre Rosa (PSD); Edilson Vieira (MDB); Clonny Capistrano (PL) ; Marcus Andrade (PL); Vera Pinheiro (Republicanos); Alini da Silva Castro (MDB).
Diplomação
Já a diplomação do prefeito reeleito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), além dos vereadores eleitos ou reeleitos, aconteceu nesta terça-feira (18).
Chefia de gabinete
Quem também compareceu na diplomação do prefeito Topázio Neto (PSD), nesta terça-feira (17), foi Fábio Botelho, coordenador da campanha, vitoriosa já no primeiro turno. Durante a campanha Botelho demonstrou competência e habilidade de conversar com os mais diferentes segmentos e por isso conta com a confiança do prefeito para assumir a Chefia de Gabinete no próximo Mandato.
Execução Fiscal
A Câmara de São José aprovou o Programa de Parcelamento Incentivado de Ações de Execução Fiscal. O mesmo é destinado a todas as ações de execução fiscal ajuizadas, pelo município de São José, até 31/12/2024, cujo valor total executado, acrescido de todos os encargos, não ultrapasse R$ 10 mil. Seu início está datado para fevereiro de 2025.
De acordo com o PL nº 134/2024, o crédito tributário de pessoa física ou jurídica poderá ser pago, com redução de multa e juros, nas seguintes condições: 100% em parcela única; 90% em até três parcelas; 80% em em até 12 parcelas; 70% em até 24 parcelas; 60% em até 36 parcelas
Recesso
Em função das festas e recessos de final de ano, encerramos as colunas políticas deste ano de 2024. Em 2025 voltaremos com este espaço, sempre focado nos bastidores da política local de Florianópolis e São José.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9