Hoje é terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALBebê nasce em parto de emergência na UPA Forquilhinha, em São José

Bebê nasce em parto de emergência na UPA Forquilhinha, em São José

Foi às pressas, foi de surpresa, exigiu uma mobilização de última hora, mas no final deu tudo certo e Davi veio ao mundo, feliz e saudável

spot_img

Foi às pressas, foi de surpresa, exigiu uma mobilização de última hora, mas no final deu tudo certo e Davi veio ao mundo, feliz e saudável. Era por volta das 20h de sexta-feira, dia 29, quando a mamãe Sheila da Silva, grávida de 38 semanas, estava na UPA Forquilhinha, em São José, em uma consulta para o filho mais velho na pediatria da unidade. Foi nesse momento que a bolsa gestacional rompeu. A mobilização iniciou aí. Mas era apenas o começo.

Sheila, de 33 anos, foi conduzida para a sala de estabilização com contrações ao mesmo tempo em que a equipe da UPA fazia contato para transferência da gestante para a maternidade do Hospital Regional de São José, a aproximadamente cinco quilômetros de distância.


Porém, as contrações foram aumentando e não deu tempo. “A paciente estava acomodada na maca da ambulância, de saída para transferência e o bebê estava ‘coroando'”, contou a diretora da UPA, Françoisy Weickert.


O bebê está “coroando” quando começa a forçar a cabeça para fora, e a mãe passa a, naturalmente, fazer força para colocar o filho para o mundo. A partir desse momento não restava alternativa. A equipe de transporte abortou a transferência da paciente, e a mamãe foi levada de volta para a sala de estabilização da UPA, onde foi realizado o parto. Davi nasceu às 20h21min.


O irmão de Davi, que era o paciente da consulta, e a avó, que também o acompanhava, conheceram o novo integrante da família logo após o nascimento. O papai chegou em alguns minutos. A seguir, com a situação sob controle e estabilizados, mamãe e bebê finalmente foram conduzidos para a maternidade do Hospital Regional.


A equipe que prestou atendimento na UPA à mamãe Sheila e ao filho Davi era formada pelo médico Leopoldo Chimirri, pelas enfermeiras Isabelle Fraga e Maria Rabelo e pelos técnicos de enfermagem Victoria Fogaça, Sofia da Rocha e Frederick Brum. A UPA Forquilhinha é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a prefeitura de São José.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa