A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, atendeu novas denúncias de descarte de esgoto a céu aberto na Capital, desta vez, na região do Norte da Ilha. No bairro Canasvieiras, uma tubulação irregular de um estabelecimento comercial foi identificada. A equipe de fiscalização tentou contato com o responsável pelo comércio, mas sem sucesso, sendo necessário efetuar o lacre dos canos com auxílio da intendência do bairro e o uso de um caminhão limpa fossa.
No bairro Daniela, uma nova denúncia anônima referente à presença de esgoto em via pública foi analisada. Na Rua dos Cravos, a fiscalização averiguou tratar-se de um extravasamento de fossa na rua. Os moradores da edificação a qual pertence a fossa foram autuados pela Vigilância Sanitária Municipal, também integrante da Blitz.
Na Avenida das Pitangueiras, no mesmo bairro, a equipe técnica ainda realizou uma ação de retorno, constatando que um imóvel autuado anteriormente por despejo de esgoto da máquina de lavar em via pública seguia descartando os fluidos na calçada. Ao não cumprir a primeira determinação, a Blitz Sanear lacrou o encanamento do responsável, outros três endereços foram vistoriadas na passagem pelos bairros, mas nenhuma outra irregularidade foi detectada.
Floripa Se Liga na Rede
Florianópolis segue oferecendo inspeções técnicas gratuitas por meio do programa Floripa Se Liga na Rede. Nos bairros Córrego Grande, Costeira do Pirajubaé e Saco dos Limões, cerca de 13 irregularidades foram sinalizadas em 18 residências, que agendaram previamente as inspeções pelo WhatsApp do programa, registrado no número 48 8821-6499.
As oito equipes técnicas, que recentemente passaram a atender o bairro Estreito, não receberam chamados na região durante o dia de atividades. Nos demais locais, foram registrados problemas como tubulação de água pluvial conectada à rede de esgoto, ausência de caixa de gordura, conexão parcial da rede de esgoto sanitário, de rede de esgoto conectada à rede pluvial e ausência de conexão de rede de esgoto sanitário.
Por determinação, são estipulados 30 dias para o conserto de irregularidades consideradas comuns. Para os registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção, que fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado, é orientado que os responsáveis corrijam o problema e, na sequência, façam contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.
O Floripa Se Liga na Rede é realizado pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Casan, enquanto as ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.