“Requiem aeternam dona eis, Domine”. Esse trecho, que significa “dá-lhes o repouso eterno, Senhor”, compõe a obra Requiem em Ré menor (K.626), de Wolfgang Amadeus Mozart. Neste feriado de Sexta-Feira Santa (18), às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC), a Camerata Florianópolis apresenta essa emblemática peça que simboliza o luto e a oração pelos mortos.
Em um dos dias mais solenes do calendário cristão, marcado pela morte de Jesus Cristo, a execução da obra convida à reflexão sobre a finitude da vida. Sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, o concerto conta com coro sinfônico. Os ingressos para a apresentação estão esgotados.
No palco, 29 cantores do coro se unem a 21 músicos para dar vida ao espetáculo. Os solos são por conta de Masami Ganev, Débora Almeida, Guilherme Albanaes e Javier Venegas. A preparação vocal do coro é assinada também por Albanaes.
A última vez que a Camerata apresentou esta obra foi em 2017, também no Teatro Ademir Rosa, com o coro Polyphonia Khoros.
Com a direção de produção de Maria Elita Pereira, o concerto conta com o patrocínio do FORT Atacadista e da ENGIE, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal.
SOBRE A OBRA
A obra escolhida possui cerca de 230 anos e é uma das mais conhecidas e misteriosas do compositor austríaco Mozart. Em 1791, um desconhecido, que se recusou a se identificar, encomendou a composição de um Requiem em Ré menor. O termo “Requiem” designa uma missa fúnebre. Após o pagamento de um adiantamento, informou que retornaria em um mês.
Na sequência, Mozart foi chamado a Praga para compor a ópera A Clemência de Tito, em homenagem à coroação de Leopoldo II. Conta-se que o misterioso personagem reapareceu no momento da partida do casal, cobrando a obra. Mais tarde, especulou-se que o emissário teria sido enviado pelo conde Walsegg-Stuppach, que havia perdido a esposa e desejava utilizar o Requiem em sua cerimônia fúnebre, atribuindo a autoria a si próprio.
A obra não pôde ser concluída por Mozart em razão de sua morte no mesmo ano. Posteriormente, foi completada por seus amigos e discípulos: Franz Xaver Süßmayr, Joseph Leopold Eybler e, possivelmente, Franz Jacob Freystädtler.
SERVIÇO
O QUÊ? Camerata Florianópolis apresenta Requiem de Mozart na Sexta-Feira Santa
QUANDO? 18 de abril de 2025, às 20h30
ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC) – Florianópolis
INGRESSOS? Esgotados