Monitoramentos constantes do ruído no canteiro de obras e nas ruas do entorno da nova ETE Potecas demonstram que o empreendimento segue os limites determinados pela legislação.
O Programa de Controle Acústico é mais uma ação em pleno desenvolvimento dentro do Plano de Gestão Ambiental das obras que vêm sendo executadas pela CASAN.
O objetivo é seguir a norma brasileira e a lei municipal, acompanhando o nível de pressão sonora para evitar danos aos trabalhadores e garantir conforto para a comunidade que mora ao redor da obra de implantação da Nova ETE Potecas.
As medições de ruído são feitas a cada três meses, em sete pontos – quatro na obra e três em ruas próximas. O monitoramento acontece nos períodos diurno, vespertino e noturno e devem seguir as leis municipais de São José, com o limite de 85 decibéis, e a Norma Brasileira, que é de no máximo 60dB.
O Plano de Gestão Ambiental da ETE Potecas também inclui trabalhos voltados à segurança do trabalho e monitoramento de emissão de fumaça e gases de máquinas e veículos. A CASAN ainda desenvolve junto às obras de Potecas um Programa Socioambiental, para visita, diálogo e integração com a comunidade local.
Com um investimento total previsto de R$270 milhões, a nova ETE Potecas terá capacidade de tratamento de 600 L/s em sua primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual de 423 L/s.