spot_img
Hoje é sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
Publicidadespot_imgspot_img
InícioGERALCasan executa novas ações de limpeza no canteiro de obras da ETE...

Casan executa novas ações de limpeza no canteiro de obras da ETE Insular

Aproximadamente 20,4 toneladas de resíduos foram encaminhadas para processos de reciclagem e reaproveitamento

spot_img

Como parte de um processo contínuo de cuidado ambiental, ao longo do último mês a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) executou novas ações de limpeza no canteiro das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis. Com isso, aproximadamente 20,4 toneladas de resíduos foram encaminhadas para processos de reciclagem e reaproveitamento. O volume total corresponde a cerca de 7 toneladas de madeira, 650 kg de sucata metálica e 12,75 toneladas de Resíduos da Construção e Demolição (RCDs), como concreto e gesso.

A Companhia adota procedimentos alinhados às normas de segurança e às diretrizes ambientais, com o objetivo de garantir a organização dos canteiros, a proteção dos colaboradores e a sustentabilidade do empreendimento. As ações integram o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, que estabelece critérios para separação, armazenamento temporário e destinação ambientalmente adequada dos resíduos, priorizando a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.

Essas práticas contribuem para a redução dos impactos ambientais associados à construção, como a redução do volume de entulho destinado a aterros e a diminuição da demanda por recursos naturais. Desde o início da implementação do programa, em janeiro de 2021, aproximadamente 13,6 mil toneladas de resíduos foram destinadas ao reaproveitamento e cerca de 7,5 mil toneladas à reciclagem. Os rejeitos, materiais sem possibilidade de recuperação, representam cerca de 13,6 toneladas, correspondendo a aproximadamente 0,06% do total gerado no empreendimento.

“O gerenciamento de resíduos da construção civil busca diminuir os impactos ambientais desde a fase de fundação das obras. Ao priorizar a reciclagem e o reuso, reduz-se significativamente a pressão sobre os aterros, garantindo que a ampliação desta ETE seja um exemplo de engenharia responsável e comprometida com o futuro da nossa região.”, explica o biólogo e coordenador da equipe de Supervisão Ambiental das obras, Luis Pukanski.

A ampliação e modernização da ETE Insular vai aumentar em quase três vezes a capacidade de tratamento de esgotos, possibilitando uma expansão do atendimento a novas áreas do Centro e da bacia do Itacorubi, incluindo os bairros José Mendes, Jardim Anchieta, Parque São Jorge e partes do Córrego Grande e Pantanal, que já possuem rede coletora instalada, mas ainda não estão em operação. O investimento total no Sistema de Esgotamento Sanitário Insular é de R$ 245 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa