Referência nacional por sua atuação em sistemas de processamento dos dados e inovação industrial, a CERTI participa de 11 a 13 de junho, no Centrosul, em Florianópolis, da edição catarinense do The Developer’s Conference (TDC), um dos principais encontros de profissionais de tecnologia do país. Com engenharia de dados e o mercado de trabalho de TI como um de seus temas centrais, a convenção que reúne especialistas para discutir tendências e boas práticas na área contará com a participação de profissionais da CERTI em palestras sobre arquitetura de dados para indústria 4.0 e inclusão de mulheres no mercado de TI.
Na quinta-feira (12), às 15h10, a desenvolvedora de inteligência artificial da CERTI, Marília Favalesso, participa do painel “Comunidades Femininas em TI: Conectando, Capacitando e Mudando Vidas”, no Community Lounge. A palestra abordará a evolução da presença feminina no mercado de tecnologia, os desafios enfrentados e os avanços na capacitação e representatividade das mulheres no setor.
Na sexta-feira (13), às 17h50, o pesquisador de sistemas fabris da CERTI, Arthur Kretzer apresenta um painel com enfoque na arquitetura para organizar e gerenciar grandes volumes de dados em ambientes empresariais e industriais. “Integrar ferramentas como Spark, Kafka e MinIO em pipelines de dados modernos no Kubernetes não é apenas um desafio técnico — é uma decisão estratégica. Nesta palestra, vou apresentar como essa abordagem pode gerar ganhos concretos em escalabilidade, eficiência operacional e governança de dados, a partir de um caso de estudo aplicado à Internet das Coisas na Indústria 4.0. “, complementa Kretzer.
Sobre a CERTI
A Fundação CERTI é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. É uma instituição independente e sem fins lucrativos, com experiência acumulada desde 1984, que contribui para a competitividade e sustentabilidade de seus clientes