O Colégio Salvatoriano Fátima, do bairro Estreito, em Florianópolis, conquistou dois importantes reconhecimentos na primeira edição catarinense do Festival Estudantil Temático para o Trânsito (FETRAN-SC). Com a peça “O Asfalto da Ausência”, os estudantes receberam o troféu de Melhor Texto e a medalha de prata na classificação geral da competição. As apresentações aconteceram no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na segunda-feira (25). A final do Festival vai ser realizada no Teatro Álvaro de Carvalho, de 22 a 25 de setembro.
A montagem teatral da turma trouxe reflexões sobre os impactos da imprudência e da negligência no trânsito, tema central do festival que utiliza a arte como ferramenta de educação e conscientização.
Para o Colégio Fátima, a conquista representa um marco no trabalho pedagógico que une educação e cidadania. “O teatro se mostrou uma ferramenta poderosa para engajar os estudantes em temas que impactam diretamente suas vidas e a sociedade. Esse reconhecimento é fruto do esforço conjunto de alunos, educadores e toda a comunidade escolar”, destaca o professor Weber Campos de Souza, coordenador da equipe.
SOBRE O FETRAN
Criado em 2004 pela Polícia Rodoviária Federal, no Mato Grosso, o FETRAN é um projeto educativo que promove a cultura de paz por meio das artes cênicas. Em 2025, Santa Catarina sediou pela primeira vez o evento, resultado de uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal, Detran-SC, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Secretaria de Estado da Educação (SED), além do apoio de instituições como Sinepe, Undime e Feapaes.
Voltado a estudantes de diferentes etapas escolares – do ensino fundamental à educação especial, em escolas públicas e privadas –, o FETRAN busca sensibilizar a todos sobre a importância das normas de segurança, circulação e convivência no trânsito.