spot_img
Hoje é quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna da AMPEColuna da AMPE edição de 15 de dezembro de 2025

Coluna da AMPE edição de 15 de dezembro de 2025

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o Portal Informe Floripa Floripa

spot_img

Inovador Estúdio Ampe atenderá demanda para criar conteúdo e gerar bons negócios

A Região Metropolitana de Florianópolis vive um momento de crescimento econômico, impulsionado por uma comunidade empreendedora dinâmica e diversificada. Nesse cenário, a presença digital deixou de ser diferencial e passou a ser decisiva para quem busca ampliar mercado, gerar autoridade e fortalecer sua marca. Para responder a essa demanda, a Ampe Metropolitana lançou, no último dia 03/12, uma ideia inovadora: o Estúdio Ampe.

O projeto foi pensado para resolver as dificuldades que muitos têm de para acessar ferramentas profissionais de produção de conteúdo, seja pelo custo elevado ou pela falta de infraestrutura adequada.

“Estamos democratizando o acesso à tecnologia de alto padrão para impulsionar pequenos negócios e profissionais da região. Nosso propósito é conectar, educar e valorizar o ecossistema empreendedor local, oferecendo uma solução acessível e eficiente para quem deseja crescer no ambiente digital”, explicou Ivam Michaltchuk, presidente da Ampe.

OPORTUNIDADE PARA INVESTIDORES E PARCEIROS

Instalado em uma sala própria da entidade, o estúdio contará com um projeto sofisticado, aliado a uma infraestrutura técnica completa, incluindo profissionais de criação, caso necessário. O espaço será equipado com câmeras e microfones profissionais, sistemas de áudio e vídeo de alta performance e captação em até 4K, atendendo aos padrões exigidos pelo mercado.

A estrutura permitirá a produção de podcasts, videoaulas, conteúdos institucionais e comerciais, ampliando o alcance das marcas e fortalecendo a comunicação dos empreendedores. Para investidores e parceiros, o estúdio representa uma oportunidade estratégica de unir vantagem técnica, economia de custos e visibilidade qualificada, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico regional. Um investimento que gera retorno em imagem, competitividade e crescimento sustentável.

Procure a Ampe, informe-se e venha fazer parte desse projeto!

—- ARTIGO —-

Reforma Tributária para o setor de bares e restaurantes

lia Salim

Advogada tributarista integrante do Núcleo Jurídico da AMPE Metropolitana

A Reforma Tributária trará inúmeras alterações ao sistema tributário brasileiro, principalmente a criação de novos tributos sobre o consumo: o IBS e a CBS.

Esses tributos foram criados para substituir os atuais PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, porém sua efetiva extinção apenas ocorrerá em 2033, quando o IBS e a CBS alcançarão suas alíquotas integrais. Até lá, o IBS e a CBS serão cobrados em valores reduzidos, que aumentarão progressivamente com o passar dos anos, de forma desproporcional aos demais tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS), que diminuirão gradativamente.

Iniciando em 2026, o IBS e a CBS terão uma alíquota total de 1%. Contudo, cumpridas as obrigações acessórias previstas na nova legislação, em especial a emissão de Nota Fiscal com destaque do IBS e da CBS devidos, não haverá incidência destes tributos sobre a respectiva operação.

Até o momento, a alíquota que será aplicada a partir de 2027 não foi definida. Ainda, o setor de bares e restaurantes terá redução desses tributos em 40% para operações com alimentos e bebidas não alcoólicas, desde que preparados no estabelecimento. Ou seja, bebidas alcoólicas e alimentos não preparados pelo bar ou restaurante não terão redução.

Além disso, no momento da compra dos alimentos pelos bares e restaurantes, alguns produtos também poderão ter redução de até 100% do IBS e CBS devidos, desde que os códigos estejam na nota fiscal.

Não bastasse isso, a Reforma também previu o split payment, que será aplicado a partir de 2027, e promete reduzir o fluxo de caixa dos bares e restaurantes, eis que sua proposta é repassar os valores devidos de IBS e CBS para o Fisco já no momento da venda.

Dessa forma, em que pese propor maior simplificação, a Reforma Tributária, ao menos inicialmente, trará maiores complexidades a todos os contribuintes, em especial ao setor de bares e restaurantes.

——– AMPE em Ação ——–

– A Ampe realizou o primeiro encontro oficial com os coordenadores que estarão à frente dos Núcleos em 2026, dia 08/12. A reunião teve como objetivo alinhar diretrizes, fortalecer a integração entre as áreas e planejar as ações para o próximo ano. Os Núcleos Jurídico, Mulheres Empreendedoras, Inovação e Gastronomia são pilares estratégicos da entidade, promovendo capacitação, networking, representatividade e impacto direto no fortalecimento das micro e pequenas empresas da região.

– No dia 12/12, a Ampe participou, como membro titular do Conselho Deliberativo, da 4ª Reunião do Banco do Empreendedor e da Assembleia Geral Extraordinária. No encontro, foram apresentados os resultados acumulados até novembro e as estratégias para 2026. O ano apresentou resultados positivos. Houve menor número de contratos, mas com aumento do tíquete médio.

– Como entidade membro do Comdes, a entidade esteve em uma visita técnica à Central de Monitoramento de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Florianópolis, dia 08/12. O secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro Rafael, apresentou o sistema de monitoramento em tempo real do transporte coletivo, acompanhando o trajeto de 523 ônibus em mais de 7.200 horários diários.

– O NIA – Núcleo de Inovação da Ampe realizará o evento “Inovação: como liderar o futuro” no dia 30/01, às 18h30, na sede da entidade. A palestra será ministrada por Sérgio Escaleira, CEO da Fábrica de Inovação, diretor de negócios da Control Robótics, membro do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis e premiado nacionalmente pelo Projeto Varejo Inteligente – Conecta Brasil, do Sebrae.

– A última reunião do NIA no ano, dia 05/12, teve avaliação positiva dos trabalhos, celebração e planejamento. Durante o encontro, foi empossada a nova diretoria do Núcleo, que dará continuidade às ações de fortalecimento da cultura de inovação entre os empreendedores da região.

Comunicado de Recesso

A Ampe Metropolitana estará em recesso no período de 18/12/2025 a 04/01/2026, com retorno das atividades no dia 05/01/2026. Durante esse período, o atendimento estará suspenso.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa