3º Encontro MPE foi sucesso com palestras, oportunidades de negócios e networking
Palestras, relacionamento, oportunidades para bons negócios e muito conhecimento. Assim foi o 3º Encontro MPE, realizado com sucesso pela Ampe Metropolitana no último dia 24 de julho, na sede do SEBRAE/SC. Com o tema “Santa Catarina: um estado de oportunidades”, em referência à apresentação especial do secretário estadual da Fazenda, Cleverson Siewert, o evento gratuito teve parceria com o Grupo ND e Unicesumar.
“Atingimos nosso objetivo de levar aos empreendedores temas relevantes e palestrantes da mais alta qualidade, que apresentaram dicas práticas para a melhoria dos negócios, fechando com uma apresentação fantástica feita pelo secretário Siewert, que mostrou porque Santa Catarina é de fato um estado empreendedor”, avaliou o presidente da Ampe, Ivam Michaltchuk.
“Santa Catarina nos últimos 10 anos teve seu PIB com crescimento duas vezes maior do que a média nacional, o número de pessoas que vieram para cá foi três vezes superior à média nacional, mostrando que somos um estado onde as empresas e as pessoas querem estar. Na palestra, trouxe algumas ideias para que possamos estar mais preparados para os desafios que estamos vivendo”, destacou o secretário estadual da Fazenda.
“Muita gente acha que inovação é um departamento da moda e que olha apenas para o futuro. Na verdade inovação é uma competência que todas as companhias e pessoas deveriam ter, porque trata-se de pensar como podemos ser melhores nos processos, produtos, nos fluxos de trabalho que temos nas empresas”, observou Jean Felipe de Bock, diretor de Digital e Inovação do Grupo ND, que fez a palestra “Como inovar de forma exponencial”.
Para o presidente da Fampesc, Pedro Fank, o evento da Ampe “é um espaço que se consolida para quem acredita na força do associativismo e no futuro dos pequenos negócios em Santa Catarina”.
As demais palestras foram “Como aumentar o faturamento da sua empresa participando de licitações públicas”, com Pedro Coely Silveira, da Sabbado Licitações, e “IA na prática – Como usar inteligência artificial para produzir conteúdos e aumentar a produtividade no marketing”, com Bruno Soares, cofundador da Medsa Digital e integrante do Núcleo de Inovação da Ampe.
Durante o 3º Encontro MPE houve ainda uma feira de produtos e serviços de parceiros da Ampe e muito networking.
Governo estuda uma nova edição do programa Desenrola Brasil
O governo estuda uma nova edição do programa Desenrola Brasil, disse o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, nesta quarta-feira (30), durante entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Estamos trabalhando junto com o Ministério da Fazenda”, detalhou França. “Conversei com o ministro [Fernando] Haddad recentemente. Claro que esse assunto do tarifaço [norte-americano sobre produtos brasileiros] acabou atrapalhando um pouco a sequência das coisas, mas eles estão pensando em um Desenrola novo, que possa ajudar os empresários que não conseguiram ser contemplados”, acrescentou.
França lembrou ainda que, na primeira edição do programa, foram negociados R$ 7,5 bilhões por meio de um total de 183 mil operações, em que 122 mil empresas conseguiram desenrolar suas contas. (Fonte: EBC)
Circuito Ampe terá três etapas este ano
O Circuito Ampe, projeto desenvolvido com apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), terá três etapas este ano, levando capacitação a diversos segmentos das micro e pequenas empresas.
A Etapa Gastronomia será realizada durante a Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Operadores de Alimentação – Feal 2025, que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis.
A Etapa Empreendedorismo Jurídico terá o workshop realizado pelo Núcleo Jurídico da Ampe, no dia 10 de outubro, a partir das 9h, no auditório do Sebrae SC. As inscrições já estão abertas: https://bit.ly/workshopjuridico2. O evento reunirá nomes de destaque no cenário jurídico-empresarial, que compartilharão suas experiências em painéis e palestras voltados à prática, inovação e posicionamento no mercado.
A Etapa Inovação será realizada em novembro, em Palhoça.
—— CURTAS ——
IA na prática para micro e pequenas empresas – workshop gratuito e exclusivo promovido pelo Núcleo de Inovação da Ampe Metropolitana (NIA), com atividades práticas para você aplicar a inteligência artificial no seu negócio. Palestra com André de Sá Cardia, CEO do C4 LAB e especialista em IA, Ciência de Dados e Mídias Digitais. Dia 26/08, às 19h, na sede da Ampe. Importante: traga seu notebook. Atenção: vagas limitadas (24 pessoas). Inscrições: https://bit.ly/iaparampe

Viva uma Vida Extraordinária – Inspiração e Transformação – um evento do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Ampe Metropolitana, feito para te conectar, inspirar e transformar sua jornada empreendedora. Palestra com Gyh Santos, pitch de negócios e coffee de networking. Dia 06/08, às 14h, na sede da Ampe. Gratuito para associadas e R$ 30 para não associadas. Garanta sua vaga: www.bit.ly/inspiracaoetransformacao.

Banco do Empreendedor – a reunião do Conselho de Administração da instituição, realizada no dia 29/07, teve a participação da Ampe Metropolitana, na condição de integrante titular do órgão.

Encontro do Núcleo de Gastronomia – o novo núcleo da Ampe reúne os associados nucleados entre 15h e 15h20. Após, as atividades são abertas ao público, com os temas: Os Benefícios do Associativismo na Prática, com Na Menegari, consultora do SEBRAE SC, Estratégias para Recrutamento Eficiente, com Robson Remi, finalizando com coffe e network.
