Vale do Itajaí, Capital e Norte de Santa Catarina integram o roteiro da turnê “Loucos Anos 20 – música, história e literatura do período entreguerras”, que percorre quatro cidades do estado entre os dias 18 e 22 deste mês. O concerto é apresentado pelo Villa Duo, formado pela violinista Waleska Sieczkowska e pelo violoncelista Anderson Fiorelli, músicos radicados na Europa e com carreira internacional.
ROTEIRO DA TURNÊ
As apresentações são gratuitas, com ingressos disponíveis no site da Blueticket, com exceção de Itajaí, onde a entrada será solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento. O primeiro encontro da dupla com o público catarinense acontece na quarta-feira (18), em Itajaí, a partir das 20h, na Casa da Cultura Dide Brandão.
Em seguida, o Villa Duo se apresenta em Florianópolis, na sexta-feira (20), às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Em Blumenau, o concerto acontece no sábado (21), no mesmo horário, no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes. A turnê encerra em Jaraguá do Sul, no domingo (22), às 19h, no Pequeno Teatro Scar.
SOBRE O CONCERTO
O programa reúne obras compostas na década de 1920, período marcado por intensas transformações sociais, políticas e culturais no cenário mundial. O repertório inclui peças de compositores como Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Eugene Ysaye, Paul Hindemith e Erwin Schulhoff, além de textos literários, poemas e trechos jornalísticos que dialogam com o contexto histórico do intervalo entre as duas grandes guerras.
Já apresentado anteriormente em Santa Catarina e na Alemanha, o espetáculo retorna agora em uma nova versão. Nesta edição, o Villa Duo amplia o diálogo entre a música de concerto europeia e a produção musical brasileira das primeiras décadas do século XX, incorporando também compositores populares do período.
Realizado por Maria Elita Produções, o concerto é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), via Fundação Catarinense de Cultura (FCC) / Governo de Santa Catarina e conta com o incentivo do Fort Atacadista.
SOBRE ANDERSON FIORELLI – violoncelista
O músico videirense Anderson Fiorelli reside atualmente em Munique (Alemanha), onde colabora com grupos como Concerto München, Capella Sollertia e a Orquestra Sinfônica da Baviera, além de se apresentar como solista junto a orquestras brasileiras e europeias, entre elas a Schwetzinger Hofmusik-Akademie e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. É também professor de violoncelo barroco na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Stuttgart, na Alemanha.
SOBRE WALESKA SIECZKOWSKA – violinista
A violinista florianopolitana Waleska Sieczkowska reside atualmente na Alemanha, onde mantém uma intensa atividade de concertos e é professora. Além disso, apresenta-se regularmente com renomados conjuntos europeus, como a Hofkapelle München, o Münchener Kammerorchester e a Il Pomo d’Oro Orchestra. Já se apresentou também em importantes salas como Schubert-Saal de Viena, Cuvilliés Theater em Munique e no Schlosstheater Schwetzingen. Em 2011, formou o Villa Duo com o violoncelista Anderson Fiorelli e com ele realiza concertos no Brasil e na Europa. Waleska integrou por diversos anos a Camerata Florianópolis, onde foi spalla e atuou como solista em várias oportunidades.
SERVIÇO
O QUÊ? Circuito catarinense Villa Duo “Loucos Anos 20”
QUANDO? 18, 20, 21 e 22 de fevereiro de 2026
ONDE? Itajaí (18), Florianópolis (20), Blumenau (21) e Jaraguá do Sul (22)
QUANTO? GRATUITO – Ingressos no site da Blueticket, com exceção de Itajaí, que será no teatro, mediante a doação de 1 kg de alimento







