Hoje é sábado, 7 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROConvenções iniciam neste sábado (20); Pedrão recebe apoio; PMF não paga antecipação...

Convenções iniciam neste sábado (20); Pedrão recebe apoio; PMF não paga antecipação do 13º

Já no primeiro dia de convenções partidárias, neste sábado (20) o ex-prefeito Dário Berger será o primeiro nome homologado para a disputa em Florianópolis

Convenções iniciam neste sábado (20)

O período para a realização das convenções partidárias, que é quando os partidos se reúnem com seus comandos partidários e filiados para firmar coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice e vereadores, abre neste sábado (20) e vai até 5 de agosto. Neste primeiro dia a Federação PSDB/Cidadania já realiza sua convenção onde deverá homologar o nome do ex-prefeito Dário Berger como pré-candidato a prefeito.

A convenção da Federação está agendada para ter início às 14 horas deste sábado, tendo como local a Assembleia Legislativa. No mesmo local e horário acontecerá também a convenção do PDT que deverá oficializar a coligação com Dário. O União Brasil também chamou coligação para o mesmo dia, horário e local e deverá homologar a coligação com Dário e indicação da vice de chapa, a ex-secretária de Assistência Social, Maria Cláudia da Silva.

Pelos próximos 17 dias acontecerão as demais coligações para homologar os demais pré-candidatos a prefeito, como o advogado Rogério Portanova,  pelo Avante; Pedrão, pelo PP; Marquito, pelo PSOL e Lela, pelo PT. Entretanto, a convenção mais esperada é a do atual prefeito, Topázio Neto (PSD) que ocorre no sábado (27), no CentroSul. Neste dia será formalizada a aliança com os demais partidos apoiadores: PL, que indicará o vice, MDB, Novo, Podemos e Republicanos.

Amadores

Todas as mentes brilhantes – do circulo de confiança do prefeito Topázio Neto (PSD) – que atuaram nos bastidores para interferir na decisão do comando local do União Brasil da Capital deveriam receber uma repreenda do prefeito. Ao tentar interferir na soberana decisão das instâncias de outro partido; ao plantar notas em colunistas amigos com inverdades e fake news apenas atuaram para fortalecer o adversário.

Armaram um circo que não deu em nada, como venho afirmando desde o início desse embate. Deram todo que seus adversários querem que é ampliar o debate político eleitoral no campo da oposição. Inclusive essa confusão ampliada na Capital é o fato político dessas eleições até aqui em SC. De Leste a Oeste só se fala em Gean e Dário juntos.

Foram jogar no campo onde Gean Loureiro desfila como um craque de Champions League. Amadores é a palavra que os define!

Nem percam tempo

Desde o início dessa tentativa desenfreada de interferência no União Brasil tenho cravado aqui que a manobra não daria em nada e o partido iria para onde bem quisesse. Não mudo uma vírgula do que escrevi e digo mais. A convenção acontece neste sábado (20), como legalmente fora chamada. Por maioria o partido decidirá seguir no projeto de Dário Berger, indicando a vice-prefeita. Após a decisão suberana da convenção, a ata será registrada no sistema da Justiça Eleitoral e eleição que segue. Tem quem ainda perca seu tempo com uma esperada intervenção nacional da direção nacional do UB, em assembléia na segunda-feira (22). Vou poupar o tempo de vocês: nem percam tempo com isso!

Trapalhada do Governo Lula

Governo Federal está se esforçando para transformar uma coisa que seria boa – que é a enfim entrega das obras do Contorno Viário de Florianópolis – em uma notícia negativa. Foi divulgado pela Arteris que a inauguração da obra ocorreria dia 2 de agosto. Na verdade, dado o atraso, nem comemoração deveria ter pela entrega da obra. Mas, a comunidade regional da Grande Florianópolis ao menos ficou feliz por ter uma data real e final para o fim dessa novela.

Agora vem a notícia de que a data foi adiada. Deverá acontecer apenas dia 9 de agosto, em virtude de conciliação da agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que garantiu presença na entrega da obra. É que nesse dia Lula pretende visitar também Itajaí, onde ocorrerá o lançamento da Fragata Tamandaré pela Marinha do Brasil. Trapalhada da comunicação do Governo Lula. Custa ajustar esse calendário antes de criar uma expectativa com a divulgação de uma data?

E a antecipação do 13º, Topázio?

Uma prática de gestão do governo Gean Loureiro foi deixada de lado pelo prefeito Topázio Neto, que é a antecipação de 50% do 13º salário dos servidores públicos municipais. Enquanto o governador Jorginho Mello (PL) já depositou na conta dos servidores do Estado parte do 13º, os funcionários da Capital estão na angústia. Nos últimos dias existia uma ponta de esperança, porém, com a divulgação do Cronograma de Pagamentos de Salários através do portal da PMF, essa esperança se desfez. Lá consta o pagamento do 13º, em cota única, apenas no dia 20 de dezembro de 2024. Será magra a férias de meio de ano dos servidores da Capital.

E a antecipação do 13º, Topázio? (II)

O ex-prefeito Gean iniciou a antecipação de parte do décimo para a metade do ano, logo após colocar as contas em dia, ainda no seu primeiro mandato. Quando ele assumiu, herdou do ex-prefeito Cesar Souza Júnior (PSD), além de contas com fornecedores, dívidas de obrigações trabalhistas como salário e 13º. Pelo visto Topázio está fazendo os servidores reviverem os tempos daquele que foi considerado um dos piores prefeitos que Florianópolis já teve.

Imagem do Cronograma de Pagamento de Salários da PMF

Pedrão recebe apoio do PRD

PP e PRD formalizaram, na quinta (18), uma coligação na Capital. Os progressistas correm a eleição de chapa pura, com Pedrão e Pontes. O PRD, é presidido estadualmente por Fábio Lopes e na municipal de Florianópolis pelo ex-comandante da Polícia Militar, Dionei Tonet.

Na reunião, discutiu-se algumas propostas para a redução do número de pessoas em situação de rua, que em Florianópolis já é maior do que o número de habitantes de 66 municípios catarinenses. São 3.500 pessoas que vivem nas ruas de Florianópolis. O acordo também foi na linha de ser um governo 100% transparente e de ter 100% dos dados abertos para que a população possa participar e governar junto.

O Coronel Dionei Tonet explicou o apoio à Pedrão. “Nós precisamos dar uma atenção especial às políticas públicas, principalmente no campo da mobilidade e segurança dentro de Florianópolis para que tenhamos um futuro melhor”, disse.

Pedrão recebe apoio

Convenção do PP

A convenção do PP de Florianópolis está marcada para o domingo (28), às 11h, no Hotel Cambirela. O Progressistas inova ao ser o partido com o maior percentual de mulheres candidatas: cerca de 50% da chapa de vereadores é composta de mulheres, todas com atuação social forte e com entregas para a cidade.

Pedrão e Pontes acreditam no potencial das mulheres na política e desejam uma câmara de vereadores com alto nível e com mais mulheres na atividade parlamentar. 

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Cidade Esponja

O vereador Afrânio Boppré (PSOL) apresentou Projeto de Lei para que Florianópolis adote o conceito de “Cidade Esponja”, que tem como objetivo mitigar riscos de enchentes, alagamentos e outras tragédias ambientais.

O conceito de “Cidade Esponja” foi criado pelo arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu e vem sendo aplicado com sucesso em 16 cidades da China, além de Berlim, Copenhague e Nova Iorque.

O Projeto de Lei apresentado por Afrânio tem como objetivo, além de mitigar riscos de inundação, reduzir a sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem, garantir maior autossuficiência hídrica e melhorar a qualidade da água disponível. O texto prevê pavimentos de revestimentos permeáveis e/ou de estrutura porosa, teto-verde, jardins de chuva, valas de infiltração e bueiros ecológicos.

Proposta de Afrânio para a área de meio ambiente

Mudança climática

Ações de adaptação aos efeitos da mudança climática foram inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de Santa Catarina, aprovada na Assembleia Legislativa na quarta-feira (17). Isso quer dizer que o Governo do estado precisará prever essas ações durante a elaboração e a execução do seu orçamento. A proposição foi do deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL).

Na justificativa da proposta, Marquito ressaltou que os eventos climáticos extremos que vêm atingindo Santa Catarina são preocupantes. “Em outubro e novembro de 2023, Santa Catarina foi gravemente afetada pelos índices pluviométricos acima da média histórica para o período. Em um intervalo de 60 dias, 209 cidades foram atingidas pelas chuvas, o que ocasionou a decretação de situação de emergência por 195 municípios e estado de calamidade pública por outras 14 cidades.”

Mobilidade urbana

A ciclovia na Avenida Gustavo Richard lidera a série de propostas apresentadas pelo vereador Comandante Brasil para os ciclistas e a mobilidade urbana. As propostas incluem a implementação de bike racks nos ônibus, facilitando o transporte de bicicletas pelos usuários de transporte público, e a criação de estações de apoio ao ciclista, oferecendo infraestrutura essencial para quem utiliza a bicicleta diariamente.

“O uso da bicicleta é uma solução prática e sustentável para os desafios de mobilidade urbana que enfrentamos em Florianópolis. Nesse período como vereador, quero avançar em ideias e projetos que já estávamos construindo em conjunto com as pessoas. Quero que todos possam se deslocar pela cidade de forma eficiente e segura pela nossa cidade”, destacou o vereador.

Veredor Comandante Brasil

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa