spot_img
Hoje é terça-feira, 15 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROCresce pré-campanha a deputado estadual de Fábio Botelho

Cresce pré-campanha a deputado estadual de Fábio Botelho

Chefe de Gabinete do prefeito Topázio Neto vem colecionando apoios importantes na Capital, como é o caso do vereador e secretário Roberto Katumi que, conforme indicam os sinais dos bastidores, poderá abrir mão da sua própria pré-candidatura para apoiar Fábio Botelho

spot_img

A pré-campanha a deputado estadual de Fábio Botelho, que é o chefe de Gabinete do prefeito Topázio Neto (PSD) está cada dia mais consolidada. Nos bastidores se ouve muito sobre um crescimento muito rápido do nome em todos os ambientes da Capital. “Ele está consolidando sua trajetória a Alesc com inteligência e astúcia”, comenta um experiente observador político.

Katumi com Botelho

Na última sexta-feira (11) o vereador e secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Katumi (PSD) ofereceu um jantar para alguns secretários e lideranças em sua casa. O que chamou atenção foi a presença de Fábio Botelho (chefe de gabinete do prefeito Topazio), isto por que Katumi é pré-candidato a deputado estadual assim como Botelho.

No domingo os dois foram vistos juntos no Clube Bandeirante, e nas redes sociais de Botelho os dois aparecem juntos. Fontes dizem que Katumi e Botelho já se acertaram e estarão juntos no projeto para estadual, sendo que Katumi estaria abrindo mão de sua candidatura para apoiar Botelho.

Fui checar esse cenário com Katumi que admitiu que existe uma forte aproximação. “Estamos em conversa”, disse. Ele também disse que existe uma tendência de apoiar Botelho. “Se eu não for candidato é claro que vou apoiar o candidato do prefeito”, frisou.

Cirurgia

Ao inaugurar a obra de reforma e ampliação da Escola de Ensino Básico Júlio da Costa Neves, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira, 14, um detalhe chamou a atenção no governador Jorginho Mello (PL). O chefe do Executivo estava com um gesso no braço direito. Sua assessoria informou que Jorginho tem um problema crônico na mão e no final de semana fez uma cirurgia reparadora.

Jorginho apareceu com um gesso no braço direito

Escola

Sobre a reforma da Escola Júlio da Costa Neves, encerra-se uma verdadeira novela. A unidade foi inaugurada originalmente em 2014 e enfrentou diversos problemas estruturais ao longo dos anos, chegando a ser interditada em 2022. A mudança de cenário começou em 2023, quando a atual gestão concluiu, em junho, as obras de reforço e recuperação estrutural, com um investimento superior a R$ 5 milhões. No mesmo mês, começou a reforma geral e a ampliação da unidade, que terminarm em 2025, com aporte adicional de R$ 3,9 milhões.

“Os nossos alunos chegaram a ter aulas no ginásio da escola. Nós temos que proporcionar a melhor estrutura possível para que eles possam aprender num ambiente que eles merecem, bonito, bem cuidado e equipado. Esta era uma obra muito aguardada pela comunidade e por mim também. Estou muito feliz de poder entregá-la”, destaca o governador do Estado, Jorginho Mello. 

MDB discute um Norte

Por iniciativa da Fundação Ulisses Guimarães (FUG) o MDB de Santa Catarina realizou na última sexta-feira (11) um encontro estadual em Curitibanos para debater os rumos do partido no atual contexto político. O encontro faz parte do projeto “O Brasil precisa Pensar o Brasil”, que está sendo realizados em todos os Estado do Brasil e vai culminar nos dias 21 e 22 de outubro com um grande fórum em Brasília, de onde sairão as diretrizes políticas do partido no texto atual.

O evento em Curitibanos teve a presença de inúmeras lideranças do partido como o deputado federal, Valdir Cobalchini, presidente da FUG em SC e do presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini. Palestraram referências morais do partido como o ex-senador gaúcho José Fogaça e o professor Adélcio Machado, além de dirigentes da Fundação.

Professor e advogado, Adélcio machado, ex-senador José Fogaça e o ex-governador Paulo Afonso

PT de Florianópolis tem 2º turno

O PT de Florianópolis realizou dia 6 de julho o seu Processo de Eleição Direta, o PED. Mais de 700 filiados compareceram, no maior PED da história do partido na Capital, para escolher as presidências e direções em nível nacional, estadual e municipal.

Ao todo o PT da capital teve 5 chapas inscritas na disputa da composição do diretório e quatro candidaturas à presidência. Todas as chapas alcançaram votos suficientes e estarão na nova composição do diretório. A disputa para a presidência será decidida em segundo turno, no dia 27 de julho, entre Fabiano Bittencourt e Thiago de Oliveira. Os filiados também decidirão a presidência estadual, em disputa entre Fabiano da Luz e Luciane Carminatti.

O alto comparecimento fez com que o PT de Florianópolis tivesse o maior comparecimento em todo o Estado, demonstrando o engajamento de sua militância. O presidente nacional eleito, Edinho Silva, também foi o mais votado na cidade.

Fabiano Bittencourt e Thiago de Oliveira

Mandado dividido

Os deputados Padre Pedro Baldissera e Neodi Saretta vão se reunir nesta segunda-feira (14) com os também deputados Luciane Carminatti e Fabiano da Luz para propor um acordo que garanta a unidade do PT no encerramento do Processo de Eleição Direta (PED) do partido. Conforme a proposta, Luciane e Fabiano, que disputam a presidência estadual em segundo turno, vão compartilhar o comando do partido nos próximos quatro anos, dois anos cada, e compor a direção da executiva com a inclusão de todas as forças e correntes internas.

“Esse acordo, que levaremos à Luciane e ao Fabiano, tem como objetivo fundamental garantir a unidade partidária, com o compartilhamento do comando em dois períodos, de dois anos para cada um deles, e a não realização do segundo turno. A proposta também pressupõe compartilhar as responsabilidades partidárias entre todas as forças internas e o fortalecimento do projeto do PT para eleições gerais de 2026”, explicou Padre Pedro, que foi o terceiro colocado no primeiro turno do PED, realizado no último dia 6.

Padre Pedro (esq.) e Saretta levam proposta a Fabiano e Luciane de compartilhar o comando do PT – CRÉDITO: Agência AL

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa