A Prefeitura de São José foi palco para as apresentações de encerramento de ano dos projetos desenvolvidos pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), durante esta semana. A iniciativa foi promovida por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento destacou as iniciativas que, ao longo do ano, contribuíram para a garantia e promoção dos direitos das crianças e adolescentes no município.
O FIA é um mecanismo de financiamento que utiliza doações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para apoiar projetos sociais voltados à infância e adolescência. Em 2024, dezesseis projetos de diversas organizações foram selecionados por edital do CMDCA, totalizando um investimento de R$ 760 mil e beneficiando 2.766 crianças e adolescentes.
As organizações envolvidas foram: Ação Social de Barreiros, UNIVALI, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB) Criança, Educandário Santa Catarina, Creche e Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais e Marista.
As iniciativas englobam atividades diversas, como oficinas de robótica, fonoaudiologia, estimulação sensorial, proteção contra a violência, desenvolvimento pessoal, inclusão social e iniciação tecnológica. O evento contou com apresentações culturais, exposições de painéis e demonstrações das atividades realizadas nos projetos, celebrando os resultados alcançados e reforçando a importância do FIA como ferramenta para transformar vidas e construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.
“De modo geral, as apresentações demonstraram o potencial das atividades para promover o desenvolvimento de habilidades. Os projetos vêm sendo desenvolvidos com qualidade e maestria pelas instituições, frisando que os impactos positivos para as crianças e adolescentes é imensurável e continuará ecoando ao longo de toda a sua vida”, destacou o Gestor das Parcerias, Walter Corrêa De Fáveri.
O evento contou com apresentações culturais, exposições de painéis e demonstrações das atividades realizadas, celebrando os resultados alcançados e reforçando a importância do FIA como ferramenta para transformar vidas e construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.
As organizações envolvidas e seus respectivos projetos foram:
Ação Social de Barreiros: “Semeando Conhecimento” e “Mãos na Massa – Cultura Maker”;
UNIVALI: “Qualifica + São José”;
APABB: “Musicarte”, “Robótica”, “Projeto Terapia do Desenvolvimento de Aprendizagem e Habilidades” e “Projeto MEL”;
Educandário Santa Catarina: “Comunicar: Fonoaudiologia para Crianças e Adolescentes” e “Inovar: Robótica para Crianças e Adolescentes”;
Creche e Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas: “Projeto Desenvolvimento Pessoal” e “Iniciação Tecnológica e Programação para Crianças”;
Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE): “Projeto Implantar Serviço de Estimulação Sensorial e Atividades para Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual”;
Marista: “Projética Robótica Marista”.