Em alusão ao novembro Azul, Florianópolis realizará diversas ações em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, reunindo atendimentos gratuitos, atividades educativas, esportivas e eventos científicos que reforçam o cuidado com a saúde masculina, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças urológicas.
A programação começa nos dias 10 (seg) e 11 (ter), com o projeto “Floripa sem Sonda”, que fará a enucleação de próstata – procedimento cirúrgico para a remoção de tecido que obstrui a uretra – em 12 pacientes, oferecendo tratamento cirúrgico especializado para homens com doenças prostáticas. As cirurgias serão realizadas no Hospital Governador Celso Ramos, dentro do compromisso de ampliar o acesso a procedimentos de média e alta complexidade.
No dia 12 (qua), cerca de 300 pacientes previamente agendados para consultas e exames urológicos – além de oito que farão biópsias de próstata – serão atendidos no MultiHospital, na ação social “Urologista Cidadão”. O mutirão será realizado por 20 médicos voluntários, das 8h ás 18h, trazendo mais agilidade para diagnósticos na rede pública e redução na fila de espera.
Na sexta-feira (14), o Hospital Infantil Joana de Gusmão recebe o “Novembrinho Azul”, ação voltada à urologia pediátrica e à educação em saúde, que atenderá cerca de 250 crianças para a primeira consulta urológica. Criado em 2024, o projeto é uma iniciativa nacional pensada para esclarecer dúvidas, combater desinformações e orientar sobre o desenvolvimento masculino saudável. Já no Instituto Estadual de Educação, ás 10h, os adolescentes entre 14 e 17 anos terão a palestra “Saúde do Adolescente Masculino”, onde poderão tirar dúvidas sobre o uso de preservativos, vacinações e a importância da consulta com o médico urologista desde cedo.
Congresso Brasileiro de Urologia será na capital
Entre os dias 15 (sáb) e 18 (ter), Florianópolis sedia a 40ª edição do Congresso Brasileiro de Urologia (CBU), no CentroSul. O evento, que ocorre bienalmente, é considerado um dos mais importantes na especialidade e reunirá cerca de 4.500 médicos, 40 convidados internacionais e 500 especialistas nacionais. Na programação, estão pautas como cirurgia robótica, uro-oncologia, andrologia, saúde do homem, urologia feminina e pediátrica, destacando inovações e avanços da área. “A relevância do congresso se dá não apenas pela atualização científica e troca de conhecimento, mas também pelo compromisso da urologia com a promoção da saúde masculina. As ações sociais reforçam nossa responsabilidade em ampliar o acesso da população aos cuidados preventivos e ao diagnóstico precoce das doenças urológicas”, afirma o coordenador local do CBU, o médico Vicente Codagnone Neto.
Como parte do movimento de conscientização e incentivo ao autocuidado masculino, no domingo (16), acontece a Corrida Novembro Azul, que faz um alerta para a importância das atividades físicas como fator de prevenção do câncer de próstata. A largada será às 6h45, no Trapiche da Beira-Mar Norte, com percursos de 10 km e 5 km de corrida e 3 km de caminhada. O evento é aberto a todos os públicos, com 50% de desconto na inscrição para pessoas com deficiência (PNE) e quem tem acima de 60 anos. As inscrições estão disponíveis em www.ticketsports.com.br/e/corrida-novembro-azul-74107
Consultas em urologia com tempo de espera reduzido
Atualmente, Florianópolis mantém uma das menores filas de consultas em urologia do Estado, com tempo de espera inferior a 30 dias. Em 2024, o câncer de próstata foi a quarta causa mais comum de morte por câncer na Capital, representando 6,4% dos óbitos por neoplasias. Embora a maioria das mortes ocorra em pessoas idosas, 24% acontecem antes dos 70 anos, o que reforça a importância da prevenção e do acompanhamento médico regular.
“Mais do que falar sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul é um convite para que os homens cuidem da própria saúde em todas as fases da vida. O cuidado começa com a informação, passa pela prevenção e se concretiza no acompanhamento regular com os serviços de saúde”, destaca o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil.








