Hoje é sexta-feira, 8 de novembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALDançarina Aldelice Braga (Nêga) é última homenageada em cortejo do Bloco Filhas...

Dançarina Aldelice Braga (Nêga) é última homenageada em cortejo do Bloco Filhas e Filhes de Eva 

Desta vez o CEART da Udesc recebe o evento que promete celebrar a cultura afro-brasileira

No dia 9, o Bloco Filhas e Filhes de Eva realiza o quarto e último cortejo do projeto “Flores em Vida no Jardim das Delícias”, homenageando a dançarina e professora de dança afro Aldelice Braga, mais conhecida como Nêga. A celebração será realizada na Feira do Ceart Aberto, na UDESC – Universidade Estadual de Santa Catarina, no Campus do Itacorubi, iniciando a partir das 12h. Aldelice Braga, uma figura de destaque na cultura afro-brasileira de Florianópolis, é a criadora da marca de roupas Aldelice Style e uma referência em dança afro na cidade. Sua atuação vai além dos palcos, promovendo a valorização e a disseminação da cultura afro-brasileira por meio da moda e da dança, inspirando diversas gerações.

O projeto “Flores em Vida no Jardim das Delícias”, contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo D+ SC 2023, tem como foco homenagear mulheres que possuem uma trajetória de vida significativa e que contribuíram de maneira relevante para a cena cultural de Florianópolis. Cada cortejo foi realizado em um local simbólico para a homenageada, reforçando a conexão entre cultura, espaço e comunidade.

O evento promete ser vibrante e carregado de simbolismo, celebrando a riqueza cultural e a força das mulheres da cidade. Com música, dança e muita emoção, o Bloco Filhas e Filhes de Eva convida o público a participar dessa homenagem especial, que encerra o ciclo de apresentações do projeto que movimentou a cidade nos últimos três meses.

Sobre  Bloco Filhas e Filhes de Eva

Em novembro de 2022, Eva Figueiredo, saxofonista e regente, junto com outras mulheres, convocou um grupo para formar o primeiro coletivo de sopros e percussão formado apenas por mulheres e diversidades de gênero em Florianópolis. A estreia no carnaval de 2023 impactou a cena cultural, dando visibilidade a uma série de instrumentistas, arranjadoras e profissionais da música, pautando um novo horizonte sobre o tema da equidade de gênero nos trabalhos musicais da cidade. 

O grupo foi fortemente celebrado por sua excelência musical e com isso rapidamente ganhou destaque. Com esse impacto, mesmo recém-formado, o coletivo recebeu um convite para tocar no mais renomado festival de música instrumental da cidade, o Floripa Instrumental, que recebe todos os anos grandes nomes da música instrumental brasileira. De lá pra cá o grupo esteve presente nos principais festivais e eventos da cidade, entre os quais se destacam o Bourbon Jazz Festival e o Festival Lanterna Mágica, além da abertura de shows de grandes artistas nacionais como Lenine, em 2023, e Maria Gadu, neste ano.

Serviço:

Evento: Cortejo do Bloco Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias

Data: 9 de novembro,a partir das 12h

Local: Início do cortejo no Parque da Língua (a 500m da UDESC) em direção à Feira do Ceart Aberto, na UDESC – Universidade Estadual de Santa Catarina – Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi

Homenageada: Aldelice Braga (Nêga), dançarina e criadora da marca Aldelice Style

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa