A Prefeitura de São José entregou nesta quinta-feira (19) o Parque Linear Waldir Cruz, localizado no bairro Picadas do Sul. O parque foi construído num terreno que antes funcionava como depósito irregular de lixo e possuía uma vala a céu aberto. Agora, o local conta com pistas de caminhada, academia ao ar livre, quadra de areia, parque infantil e uma quadra de futebol.
Durante a manifestação, o prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou a transformação do local. “Esse parque é um exemplo de como podemos transformar áreas degradadas em espaços de convivência para a comunidade. É mais uma iniciativa que reafirma nosso compromisso com a qualidade de vida e a sustentabilidade de São José”.
A obra faz parte de um plano de revitalização urbana da Prefeitura, que busca criar mais espaços públicos de lazer e fomentar a convivência entre os moradores.
O Parque Linear de Picadas do Sul “Waldir Cruz” conta com uma área de 5,3 mil metros quadrados, entre as ruas Doze de Outubro até a Jandaia. O local conta com um bebedouro público instalado. A estrutura feita em madeira tem quatro torneiras, para estimular a hidratação da população, que faz atividades ao ar livre ou pratica esportes no local, além de beneficiar os pets em uma parte baixa do bebedouro.
Atualmente São José, conta com 141 espaços públicos, entre praças e parques lineares. “O lazer é um aspecto fundamental para o bem-estar das famílias. Por isso, estamos empenhados em revitalizar e construir novas praças para oferecer mais qualidade de vida à população”, enfatizou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
O vice-prefeito Michel Schlemper salientou a importância da obra em ajudar no desenvolvimento do esporte, além de abrir um espaço para convivência e lazer para toda a comunidade.
Homenagem
O caminhoneiro Waldir Cruz nasceu em 1937 em Bom Retiro, Santa Catarina, mas como muitos serranos em busca de novas oportunidades adotou São José no final da década de 60 e início dos anos 70, onde teve participação ativa na construção e desenvolvimento do município. Ele se envolveu em diversas atividades e foi membro ativo nas comunidades onde viveu, especialmente nos bairros Campinas e Forquilhinha. Faleceu em 2014, mas seu nome é lembrado com carinho e respeito pela comunidade.