A produtora Deroull Filmes, da cineasta Simone Bastos, apresenta em Florianópolis a programação “Janelas Deroull Filmes”, uma mostra gratuita que trará lançamentos sobre temas importantes da atualidade. O evento acontece no dia 12 de abril, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC) e conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS).
A programação é dividida em dois momentos. Às 17h30, acontecea sessão para crianças e adolescentes com a exibição do curta “Dá um Like e Compartilha”, único infantojuvenil da mostra. Ele traz uma mensagem educativa sobre o uso excessivo do celular. O filme é protagonizado por LaraSoares Souza, que vive uma criança surpreendida por uma ligação do próprio celular, chamando sua atenção para a importância da vida real. A obra é uma adaptação dolivro “Entendeu o Meu Toque?”, de Sandra Nebelung, feita pela autora, que também é roteirista. A produção foi contemplada no Edital de Fomento ao Audiovisual – 10º Armando Carreirão, realizado pelo Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis com apoio da Secretaria Municipal deCultura, Esporte e Lazer e da Fundação Franklin Cascaes.
O lançamento acontece em um momento em que o Brasilintensifica o debate sobre o uso da tecnologia por crianças e adolescentes, especialmente após a implementação da Lei 15.211/2025, conhecida como “ECADigital”, que amplia a responsabilidade das plataformas e reforça a necessidadede proteção no ambiente virtual.
Tumulus – A partir das 19h30, inicia aprogramação voltada ao público adulto, com a exibição dos curtas “Epílogo”,“Outonos na Alma”, “X” e o lançamento do curta-metragem “Tumulus” que é dirigido por Simone Bastos e protagonizado pelo ator paraense Claudio Marinho. O filme é uma ficção sobre isolamento e solidão, no qual o personagem Geraldo perde a conexão emocional num mundo contemporâneo dominado por relações superficiais.
A mostra tem coprodução de Cafeína Produções, de Ph Souza, e Azimute Produções de Claudio Marinho.
Sobre os filmes
“Dá um Like e Compartilha” (2026)traz uma abordagem sensível sobre a relação das crianças com o uso do celular. O filme acompanha a personagem Maria, interpretada por Lara Soares Souza, que recebe uma ligação inesperada do próprio celular.
A partir dessa conversa, Maria passa a refletir sobre o tempo excessivo no mundo digital e sobre tudo o que deixa de viver fora das telas. A interpretação de Lara conduz a narrativa com leveza e verdade, aproximando o público de uma realidade cada vez mais presente no cotidiano de crianças e famílias.
Já “Tumulus” (2025), protagonizado pelo ator Claudio Marinho,apresenta uma narrativa mais introspectiva. O filme acompanha um personagem que, aos poucos, perde sua capacidade de conexão emocional com o mundo,explorando temas como solidão, isolamento e desconexão.
A programação para o público adulto também inclui os curtas“Epílogo” (2014), que aborda a história de um casal marcado por desencontros edecisões não enfrentadas, e “Outonos na Alma” (2014), que retrata uma conversaentre dois personagens sobre passado, afetos e memórias. Já o curta “X” fala sobre um homem contemporâneo e solitário. Num de seus pesadelos, enxerga-se nu, agonizando e ligado a muitos fios, num espaço repleto de máquinas. O tempo todoo personagem busca por sua libertação, marca um dos primeiros trabalhos daparceria criativa entre Simone Bastos e Claudio Marinho.
Cinema infantojuvenil
O Janelas Deroull Filmes vai ampliar a circulação do filme “Dá um Like eCompartilha”, em escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis, além depromover rodas de conversa e oficinas de cinema, fortalecendo o audiovisualcomo ferramenta educativa. Esta programação será lançada no dia 13 de abril no espaçoda Magel Moda e Negócios de Priscila Fenske, no bairro de Coqueiros, em Florianópolis, em parceria com o Colégio Alfa, apoiador do filme, representado pela diretora Mayara Ludvig.
A história se aproxima do universo das crianças e adolescentes, e cria identificação imediata com o público escolar, abrindo espaço para reflexão sobre o uso da tecnologia no dia a dia. A ação prevê exibições nos períodos da manhã e da tarde, alcançando mais de 150 crianças e adolescentes. Após cada sessão, serão realizadas rodas de conversa com os estudantes, abordando temas como uso do celular, tempo de tela e vivências fora do ambiente digital. A ideia é que a produtora Deroull Filmes realize mais apresentações em escolas, espaços públicos e privados, a partir de maio deste ano.
Sobre a diretora
Simone Bastos, tem formaçãoem teatro pela UFPA (Universidade Federal do Pará) e em cinema pela UNISUL(Universidade do Sul de Santa Catarina), além de dirigir, tem experiência na coordenação de produção do longa-metragem “A Antropóloga” (2010), de Zeca Pires, e na direção de produção do longa “Porto Príncipe” (2023),de Maria Emília Azevedo. Atualmente está desenvolvendo roteiros de longas e séries.
“Fazer cinema é transformar o invisível em imagem, costurando tempo, memória e imaginação para dar forma a experiências que só existem plenamente quando compartilhadas” Simone
Sobrea Coprodução
Claudio Marinho,diretor da Azimute Produções, iniciou a parceria com Simone em 2007, com ocurta-metragem “X”. Ele participou dos filmes da mostra em funções como ator,coprodutor e corroteirista. “Desde que fizemos nosso primeiro curta-metragem,amadurecemos a parceria criativa e eu fui me envolvendo em outras funções para realizar os filmes. Em Tumulus estivemos juntos desde o desenvolvimento doroteiro, na montagem, finalização e até este momento de distribuir. É um ciclocompleto na realização de um filme”, comenta o ator. Com longa trajetória noteatro, Claudio dedicou-se mais ao cinema nos últimos três anos, atuando em 15curtas-metragens e outros produtos audiovisuais.
O produtor e diretor PH Souza, da Cafeína Produções, também fala sobre a parceria com a Deroull e Azimute: “Cinema é um fazer coletivo e colaborativo que torna imprescindível a construção de parcerias sólidas e longevas, capazes de impulsionar histórias. O encontro da Cafeína, Deroull e Azimute é prova dorespeito, da parceria e da admiração mútuas entre as empresas e seus sócios, PHSouza, Simone e Claudio Marinho, que há muitos anos se frequentam. A nossa maior alegria é que os filmes encontrem seu público”.
Sobre o Fundo Municipalde Cinema de Florianópolis
O Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis foi criado em 1989 para fomentar o setor de cinema e audiovisual no município. Ao longo desua história, já aportou recursos para mais de 90 projetos de produção,desenvolvimento, formação e pesquisa em cinema.
Sinopses e fichastécnicas
“Dá um Like eCompartilha” (2026)- Ficção/ drama: A menina Maria é surpreendida por umaligação do seu próprio celular. Ele está preocupado porque vem sendo usado porela horas e horas, todos os dias. O Celular explica que Maria está perdendo aoportunidade de vivenciar experiências e aprendizados da vida real porque passamuito tempo no mundo virtual. A conversa entre eles causa uma mudança decomportamento importante em Maria. Brasil. Colorido. Duração: 11’37”.Classificação: livre.
Ficha técnica:
Direção: Simone Bastos
Roteiro: Sandra Nebelung
Elenco: Lara Soares Souza, Kauai Zanchet, Sofia Lemos Ortiz, Tales Riner,
Claudio Marinho,Michelly Hadassa, Cleuse Soares e Fabiano Souza.
Dublagem do personagem Celular: Claudio Marinho
Coprodução: Cafeína Produções
Realização: Deroull Filmes
Financiado pelo FundoMunicipal de Cinema de Florianópolis através do Edital de Fomento aoAudiovisual – 10º Armando Carreirão
“Tumulus”(2025)- Ficção/drama: Geraldo se isola, perde a capacidade de conexão emocional com outras pessoas. Entre fragmentos de memória e tentativas de fuga da realidade, luta contra seu implacável destino. Brasil. Colorido. Duração: 15minutos. Classificação: 16 anos.
Ficha técnica:
Direção e produção:Simone Bastos
Roteiro: ClaudioMarinho, Izabela Barros, Sandra Nebelung e Simone Bastos
Elenco: Claudio Marinhoe Ingrid Pípolos
Coprodução: CafeínaProduções e Azimute Produções
Realização: DeroullFilmes
“Epílogo”(2014)- Ficção/ drama: História de amor e separação de um jovem casal. Ospersonagens acabam por perderem-se um ao outro por medo de enfrentar arealidade. A narração em francês é adaptada do poema “Amor e Mentira”, de AndréBastos. Brasil. Colorido. Duração: 8 minutos. Classificação: livre.
Ficha técnica:
Direção: Simone Bastos
Roteiro: Simone Bastos,Claudio Marinho e Sue Pavão
Elenco: LorennaMesquita, Claudio Marinho e Gabrielly Alencar
Realização: DeroullFilmes, Cia. Fé Cênica, Locadora Elitecam e Cafeína
Produções.
“Outonos na Alma”(2014)- Ficção/ drama: Igor decide ligar para Louise após anos sem um encontro. Eles conversam sobre perdas, desencontros, amores, paixões, passado e presente. Brasil. Preto e branco. Duração: 10 minutos. Classificação: livre.
Ficha técnica:
Direção: Simone Bastos
Roteiro: André Bastos
Elenco: VivianeBernard, Geraldo Machado e Walmir Puccini
Realização: DeroullFilmes, Cia. Fé Cênica, Locadora Elitecam e Cafeína
Produções
“X” (2007) – O personagem X é um homem contemporâneoe solitário. Num de seus pesadelos, enxerga-se nu, agonizando e ligado a muitosfios, num espaço repleto de máquinas. O tempo todo o personagem busca por sualibertação.
FichaTécnica:
Direção –Simone Bastos
Atuação –Claudio Marinho
Roteiro –André Bastos
Coprodução –Câmera Olho
Confira as redessociais da Deroull Filmes:
Instagram: @deroullfilmes
Youtube: Deroull Filmes (@deroullfilmes671)
Facebook: Deroull Filmes
Outros perfis deInstagram da diretora e coprodutores da mostra:
@funcineflorianopolis
Programação
12de abril de 2026
📍 Sala de Cinema Gilberto Gerlach –CIC | Florianópolis
🎬17h30 – Dá um Like e Compartilha (sessão infantojuvenil)
🎬 19h30 – Programaçãoadulta:
Epílogo | Outonos na Alma| X | Tumulus
🎟️Entrada gratuita (chegar com 10 minutos de antecedência)
13de abril de 2026
JanelasDeroull Filmes – Dá um like e compartilha
📍 Magel Agência de Viagens – R. MiguelDaux, 182 – Coqueiros
Sessõesmanhã e tarde para alunos do 2º ao 8º ano da Escola Alpha
● rodas de conversa com os estudantes






