O Destino Floripa & Região acaba de apresentar ao mercado seu planejamento para 2026 do Florianópolis Day, sua principal ação de promoção do turismo. A entidade reuniu associados, parceiros, organizações e órgãos públicos ligados ao setor para um debate sobre o tema e para detalhar os destinos que serão visitados no próximo ano para fortalecer e abrir novos mercados.
Serão 25 ações em mercados nacionais e internacionais. O Destino Floripa irá realizar 12 encontros com operadores de turismo e agentes de viagem, sendo oito deles fora do Brasil: dois no Chile, dois na Argentina e os demais no Uruguai, Paraguai e Peru, este aproveitando o novo voo direto entre Florianópolis e Lima, que começa a operar em dezembro deste ano pela Latam. O trabalho chegará também a São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, tradicionais e potenciais mercados emissores de turistas.
O Florianópolis Day será apresentado, ainda, em 13 das mais importantes feiras turísticas mundiais, incluindo eventos em Portugal, Chile, Costa Rica e Argentina. A ação consiste em uma apresentação detalhada das potencialidades dos municípios próximos da Capital catarinense, incluindo a infraestrutura para a recepção dos visitantes, rede hoteleira e informações sobre voos. São capacitações completas com foco no turismo o ano todo, divulgando atividades envolvendo natureza, patrimônio histórico, cultura, gastronomia, turismo de aventura, de negócios, de esporte e de lazer, e incluindo sugestões de roteiros para diferentes números de dias de viagem pela região.
“O Florianópolis Day é o principal projeto de promoção turística da Grande Florianópolis, sendo responsável pelo aumento do fluxo turístico no nosso destino. Ele alcança os principais mercados emissores de turistas e também abre novas frentes para a atração de visitantes, e não apenas de lazer. Divulgamos informações também sobre a excelente infraestrutura que temos para turismo de eventos, com exemplos de cases de sucesso realizados na região”, explica a gerente executiva da entidade, Elaine M. Neves, que conduz o Florianópolis Day.
O evento de apresentação do plano para 2026, no Costao do Santinho Resort, contou ainda com um painel sobre turismo mediado pelo presidente da entidade, Mário Costa Júnior, com a participação de Luciano Boico, Coordenador de Articulações Estratégicas da Embratur, e Juliano Richter Pires, Secretário Municipal de Turismo da Capital, que traçaram um panorama atual do fluxo de visitantes.
21 destinos impactados no último ano
As ações do Florianópolis Day alcançaram 21 destinos nacionais e internacionais no último ano, com a capacitação de mais de dois mil profissionais do turismo em sete países: Portugal, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Costa Rica e diversos estados do Brasil, impactando diretamente o aumento dos visitantes, em especial os estrangeiros. O Florianópolis Day já é realizado há alguns anos como um workshop, mas foi ampliado com a inclusão de visitas individualizadas às maiores operadoras de turismo de alguns destinos, como o Chile, onde 10 operadoras foram visitadas e mais de 130 profissionais receberam capacitação no primeiro semestre deste ano.