Um verdadeiro ato de bravura e humanidade. Assim pode ser descrita a atitude de um casal que salvou um homem que se acidentou na madrugada de quinta-feira (1º de maio) nas imediações do Elevado do CIC, em Florianópolis. Eles o retiraram do veículo poucos segundos antes que o carro pegasse fogo. Se não fizessem nada, com certeza a vítima morreria queimada. Veja vídeo ao final desta reportagem.
O impulso inicial ao ver o carro colidido em uma arvore no canteiro ao lado do Elevado foi do empresário Marcelo Fernandes de Lima, 33 anos. Ele e a esposa retornavam de São José, por volta das 3h30min, para a residência do casal, em Canasvieiras , Norte da Ilha. Quando se deparou com a cena, Marcelo imediatamente pediu que a esposa, Claudete Boenos, 45 anos, que dirigia o carro, parasse.
Marcelo conta que foi o primeiro carro a chegar ao local e notou que tinha muita fumaça no capô do veículo. Outros carros pararam em seguida, mas ninguém se dispôs a ajudar. Num ímpeto instintivo o empresário se dirigiu ao veículo e notou que o motorista estava consciente, porém, gemia muito com muita dor e estava imóvel no banco do motorista caído no sentido do banco do passageiro, ainda com o cinto de segurança.
O empresário conta que nunca participou de um curso de socorro, mas sabe que não se pode mexer na vítima após um acidente até o socorro especializado chegar. Porém, em função da fumaça, era eminente que em segundos o veículo pegaria fogo com a vítima em seu interior. Desta forma, ele conseguiu abrir a porta, que não abria pela parte externa, e com muito esforço conseguiu retirar o homem, que estava sem movimentos. Sua esposa o ajudou a carregá-lo até um local seguro. Em instantes o carro foi completamente tomado pelas chamas.
INSTINTO SUPEROU O MEDO
O ato do empresário Marcelo Fernandes de Lima é um exemplo claro de que em certas situações as pessoas têm reações diferentes. No seu caso, foi o de arriscar a própria vida para salvar a vida de alguém desconhecido. “Minha esposa estava muito preocupada que se o carro explodisse, eu morreria junto”, lembra. Já outros presentes no local paralisaram naquele cenário, e não conseguiram ajudar.
Após o resgate da vítima, os presentes ligaram para os bombeiros que fizeram o rescaldo do fogo no carro que teve perda total. Ligaram também para o polícia que controlou o cenário de trânsito.
Para finalizar, o empresário mostra-se feliz por salvar uma vida. Ele lembra que a vítima se salvou duas vezes, do acidente, e após ter sido retirada do veículo. “Em 30 segundos não ia sobrar nada dele”, comenta. Marcelo apenas gostaria de saber como está a vítima e sua família, saber se está se recuperando bem. Este INFORME FLORIPA entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar para saber sobre o encaminhamento da vítima, que até o momento não deu retorno.
ABAIXO O BOLETIM DOS BOMBEIROS SOBRE O ACIDENTE:
Condutor é resgatado após colisão e incêndio veicular na Beira-Mar Norte, em Florianópolis
Na madrugada desta quinta-feira (1º), por volta das 03h30, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para atendimento a uma grave ocorrência de colisão com incêndio em veículo, na Avenida Beira-Mar Norte, nas proximidades do elevado do CIC, bairro Trindade, em Florianópolis.
Um veículo colidiu violentamente contra uma palmeira de grande porte. O automóvel entrou em combustão logo após a colisão e ficou completamente tomado pelas chamas.
O condutor do automóvel, um homem de 19 anos, já havia sido retirado do interior do carro com auxílio de populares, antes que o fogo se alastrasse completamente. A equipe do ASU-288 prestou o atendimento pré-hospitalar à vítima, que foi encontrada consciente, porém confusa, apresentando fratura no tornozelo direito, ferimento lacerante no joelho e escoriações nos braços. Após limpeza dos ferimentos, curativos, imobilizações e estabilização, o paciente foi conduzido ao Hospital Celso Ramos.
A guarnição da viatura ABTR-133 realizou o combate ao incêndio e a cena foi isolada até a chegada da Polícia Militar, que ficou responsável pela segurança até a remoção do veículo.
A Celesc também foi acionada, em virtude de um curto-circuito em iluminação pública de jardim próximo ao local da colisão.
A pronta resposta das guarnições e o apoio da população foram fundamentais para preservar a vida da vítima, antes da propagação total das chamas. O CBMSC reforça a importância da condução responsável e da atenção redobrada nas vias urbanas, especialmente durante a madrugada, quando há menor visibilidade e maior risco de acidentes graves.