Nesta quinta-feira, 10 de outubro, o mundo se une em torno de uma causa essencial: a saúde ocular. O Dia Mundial da Visão, celebrado anualmente, reforça a importância de cuidar dos olhos e promover a conscientização sobre a prevenção de doenças que podem comprometer a visão. Este ano, a data ganha ainda mais relevância diante dos desafios modernos, como o aumento da exposição às telas e o envelhecimento populacional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo convivem com algum tipo de deficiência visual, sendo que pelo menos 1 bilhão destes casos poderiam ser prevenidos ou tratados. Entre as principais causas estão erros de refração não corrigidos, catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e complicações do diabetes.
A médica oftalmologista, Claudia Nascimento, diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis, reforça que manter consultas oftalmológicas regulares, mesmo sem sintomas aparentes, é o principal passo para garantir a saúde ocular. “Algumas doenças oculares são silenciosas. A detecção precoce pode significar a diferença entre uma vida plena e a perda da visão”, alerta.
A médica explica ainda que mesmo aquelas doenças que não têm cura, como o caso do glaucoma, se descobertas no início, podem ser tratadas e controladas. “O diagnóstico precoce pode salvar a visão do paciente. Numa simples consulta já é possível identificar possíveis doenças oculares e, a partir disso, se houver algum sinal de alteração, o médico inicia o processo investigativo, solicitando exames complementares, para começar o tratamento imediatamente”, conclui.