Nesta segunda-feira, dia 29 de julho, o presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, Jefferson Fürstenau, recebeu o novo diretor executivo do Sincodiv/Fenabrave-SC, Piter Santana. Durante o encontro, foram discutidos temas importantes como o fortalecimento das relações institucionais e o papel fundamental do setor de distribuição de veículos na economia brasileira. As boas práticas entre estados surgem como fator de desenvolvimento social.
Santa Catarina realiza anualmente o segundo maior congresso do setor no País, que já está na 16ª edição. Santana propõe que, em 2025, as entidades do Sul do país possam promover o Primeiro Congresso Sul Brasileiro do setor.
“Em um mercado que muda constantemente, não só em tecnologias, mas também no comportamento do consumidor, estar atento a essas novas demandas é fundamental para a sobrevivência neste mercado tão competitivo”, comenta Santana.
No Rio Grande do Sul, o Sincodiv/Fenabrave representa 720 concessionárias de todos os segmentos: automóveis, comerciais leves, caminhões, motos, ônibus, implementos agrícolas e rodoviários. Essas concessionárias geram 19 mil empregos diretos e contribuem com 5% do PIB do estado. O setor é responsável por uma importante arrecadação tributária em ICMS e outros tributos regionais, como o IPVA.
Em Santa Catarina, o Sincodiv/Fenabrave representa 560 concessionárias, que geram 25 mil empregos diretos. O estado ocupa a sexta colocação no ranking nacional de vendas, enquanto o Rio Grande do Sul está na nona colocação entre os estados brasileiros.
A boa notícia para o RS, que recentemente sofreu com graves eventos climáticos, foi a apresentação do diretor executivo sobre os resultados da campanha Unidos pelo Sul, promovida pelo Sincodiv/Fenabrave-SC. A campanha arrecadou, junto aos distribuidores da região catarinense, mantimentos e recursos financeiros para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes.
O encontro destacou a importância da cooperação entre os estados do Sul para fortalecer o setor automotivo e garantir o desenvolvimento econômico e social da região.